Pesquisar
Close this search box.

» Post

Uneafro Brasil Celebra 12 anos de sua história com exposição no metrô de São Paulo

Participante de várias lutas sociais, a UNEafro, sediada em São Paulo, completa 12 anos contando em fotos os principais momentos de sua história para o público das estações Adolfo Pinheiro e AACD-Servidor. A exposição, realizada pela instituição em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, traz imagens de temas relacionados à cultura afro-brasileira.
 
Entre as fotos expostas, está a de uma aula, em 2009, oferecida para alunos desejosos em ingressar no ensino superior, no Largo do Paissandu, onde se localiza a Igreja dos Pretos, no centro de São Paulo. Ao longo da trajetória da instituição, mais de 12 mil pessoas participaram presencialmente dos cursinhos comunitários pré-vestibulares coordenados pela UNEafro.
 
A educação é uma das áreas mais conhecidas do movimento. Os cursinhos atendem jovens e adultos, vindos de escolas públicas, prioritariamente negros e negras, que almejam ingressar em universidades ou prestar um concurso público.
A importância do papel da mulher na construção do movimento negro é outro tema exposto. A UNEafro, além de possuir lideranças femininas, já contribuiu para a formação de mais de 150 mulheres.
 
“Somos um movimento social e popular e temos no povo negro o verdadeiro protagonista. Nascemos da articulação da juventude negra no combate ao racismo, por isso, nosso movimento é inspirador. A Uneafro tem contribuído com todas as suas forças para fortalecer o Movimento Negro em São Paulo”, registra Vanessa Nascimento, cofundadora da Uneafro Brasil.
 
“Com essa exposição, a ViaMobilidade cumpre seu papel de ir além de oferecer um transporte eficiente”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária. “Buscamos sempre levar informação e cultura aos passageiros, contribuindo para ampliar seu conhecimento em várias áreas”, completa.
Sobre a UNEafro Brasil:
A Uneafro Brasil (União de Núcleos de Educação Popular para negros e classe
Trabalhadora) é um movimento de cursinhos comunitários, de luta antirracista,
antimachista, anti lgbtfóbica e de lutas por direitos sociais coletivos. É um movimento
social e popular que tem no povo o verdadeiro protagonismo. Organizada em mais de
39 núcleos, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a organização possui um trabalho
educacional de base e de formação política direcionados às comunidades periféricas
urbanas. Mais informações e formas de ajudar em https://uneafrobrasil.org/.
Mais informações para a imprensa: Luiz Soares | (11) 95991-4623 (também whatsapp) | luizssjr1@outlook.com

Sobre a ViaMobilidade:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

Cadê meu Bolsa Família?

Revisão e Edição: Tatiana Oliveira Botosso Em pós-pandemia, o CRAS de SP sobrecarregado, as Cestas Básicas sumiram e o muita gente

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade