Pesquisar
Close this search box.

» Post

Transformando sonhos em realidade: A importância dos cursos pré-universitários populares na vida de jovens negros no Brasil

Por Rozana Barroso

Como jovem negra que enfrentou inúmeros obstáculos para alcançar o ensino superior, posso afirmar com veemência a relevância dos cursos pré-universitários populares, com base em dados e evidências concretas.

De acordo com o Censo Escolar de 2020, apenas 25,9% dos estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas brasileiras têm acesso a algum tipo de cursinho preparatório. Em contraste, a taxa de acesso a esses cursos entre estudantes do ensino médio de escolas particulares é de 67,8%.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revela que apenas 1,2% dos estudantes de escolas públicas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo conseguiram ingressar em uma universidade pública em 2020. Já a taxa de ingresso de estudantes de escolas particulares com renda familiar de mais de 30 salários mínimos foi de 64,5%.

Tais dados comprovam a desigualdade no acesso à educação e enfatizam a importância dos cursos pré-universitários populares como uma ferramenta para mudar essa realidade. Esses programas são fundamentais para proporcionar a muitos jovens a oportunidade de realizar seus sonhos.

Estudos realizados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) mostram que 80% dos estudantes que participaram de cursos pré-universitários populares conseguiram ingressar em uma universidade. Esses cursos são uma forma de nivelar o campo de jogo para aqueles que têm menos recursos e proporcionar uma chance real para jovens talentosos.

No entanto, esses programas enfrentam desafios financeiros e necessitam de mais apoio. Muitas vezes dependem de doações e voluntários para manterem suas atividades. Precisamos de mais investimento em educação pública e programas de preparação para vestibulares, a fim de que mais jovens, como eu, possam ter acesso a uma educação de qualidade e realizar seus sonhos acadêmicos.

Em resumo, a importância dos cursos pré-universitários populares é inestimável. Eles oferecem uma oportunidade real de mudar a vida de jovens talentosos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, é fundamental que mais pessoas se envolvam nessa luta e apoiem esses programas para que possam continuar a impactar positivamente a vida de muitos jovens brasileiros.

Foto/Crédito: Divulgação

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

  1. Estou gostando muito dos temas tratados e da forma com que são apresentados no Jornal Empoderado.
    Meus parabéns pela iniciativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade