» Post

Trabalhadores bancários discutem condições de trabalho na conjuntura do 3º mandato de Lula

O Jornal Empoderado esteve na 26º Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada no último final de semana, dias 07, 08 e 09 de junho. Confira as fotos no final do texto.

Na Conferência, houve uma ampla discussão sobre o Brasil e a carreira da categoria. Estiveram em pauta temas como: taxa de juros, condições de trabalho na era da inteligência artificial, papel do Banco Central no atual governo Lula, entre outros assuntos, que serviram de norte para a construção de uma agenda positiva para trabalhadores bancários de todo o país.

Por fim, foi redigida um carta com propostas, metas, resoluções e moções – recebidas nas conferências regionais e estaduais dos trabalhadores – para a pauta de reivindicações da categoria.

Debatedores convidados

Os debates contaram com diversos convidados, que contribuíram para tecer conjecturas do ecossistema bancário.

Entre os debatedores estiveram Luis Nassif, jornalista e fundador do jornal GGN, que falou sobre o impacto da Lava Jato na soberania nacional e nos empregos.

O professor mestre Pedro Estevam Serrano, fez uma análise de conjuntura nacional e abordou dois elementos fundamentais: as características do pensamento e comportamento da extrema direita e como o estado autoritário se comporta atualmente.

Já o professor Sérgio Amadeu, deu uma aula sobre como a Inteligência Artificial pode impactar no futuro do(a) trabalhador(a) bancário.

E as economistas e técnicas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Vivian Machado e Rosangela Vieira dos Santos, apresentaram um panorama do desempenho recente dos bancos e como isso afeta a categoria.

O Empoderado conversou com a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Neiva Ribeiro, que vai participar da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça. A presidenta fez um relato sobre as etapas e principais temas da pauta de reivindicações aprovadas nessa atividade.

“Nossa campanha começou em abril, com a consulta à categoria, e em seguida as conferências estaduais e hoje finalizamos a Conferência Nacional. O resultado da consulta reflete a real necessidade da categoria. Nas cláusulas econômicas, as principais reivindicações foram por aumento real, PLR maior, e reajustes no vale-alimentação e refeição.

Entre as cláusulas sociais, a consulta apontou a manutenção dos direitos, emprego, combate ao assédio moral e jornada de quatro dias. E destaca como a atual política dos bancos compromete a saúde dos empregados: um terço dos bancários responderam que usam medicamentos controlados”

“O setor mais lucrativo da economia tem condições de atender os trabalhadores. O Banco Central divulgou recentemente seu relatório de economia bancária mostrando que em 2023 o lucro total do setor bancário bateu recorde histórico. Em um contexto de baixa inflação em que quase 90% das negociações salariais estão tendo ganho real, os bancários têm de ter isso como prioridade, tanto nos salários quanto na PLR”.

Pautas e reivindicações dos trabalhadores

Foram aprovados os seguintes eixos de pautas e reivindicações:

  • Aumento real e ampliação de direitos;
  • Fim do assédio e dos Instrumentos Adoecedores na Cobrança de Metas.
  • Representação de todos os Trabalhadores do Ramo Financeiro;
  • Defesa dos empregos, impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário;
  • Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;
  • Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;
  • Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
  • Ampliação da sindicalização;
  • Fortalecer o debate da importância das eleições de 2024 para a Classe Trabalhadora na defesa de seus direitos e da Democracia, eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com esta pauta.

Para saber mais sobre como foram os três dias de debates, propostas e trocas, leia aqui!

Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade