Foi anunciada esta semana, de forma surpreendente, que a empresa de games TELLTALE decretou falência deixando órfãos fãs de um gênero chamado “Point and Click” (apontar e clicar) ou como eram denominados antigamente: “Jogos de Aventura” (Adventure) – São aqueles que você procura dicas durante o jogo, resolve Quebra-Cabeças, muitos possuem finais alternativos, além de muitos diálogos durante a campanha.
LucasArts foi a principal empresa de Games Point and Clik, da década de 90. A Disney comprou a LucasFilm / LucasArts por cerca de US $ 4 bilhões deixando para história dos Games de “Adventure” ótimos títulos como se vê na imagem abaixo:
Esses jogos que tiveram clássicos como Tex Murph (1989), The Secreat Monkey Island (1990), FullThrotthle(1993), Maniac Mansion 2: Day of the Tentacle (1993), Sam & Max (1993), Phantasmagoria (1995), The DIG (1995), D (1995), Broken Sword (1996), Grim Fandango (1998), Nancy Drew (1998), Syberia ( 2002), Heavy Rain (2010), Deponia : The Complete Journey (2012), e Beyond Two Souls (2013) …E hoje existem ótimos géneros : Life is Strange (2015) e Become Detroid Human (2018).
Os erros da Telltale:
- A mecânica dos jogos não evoluiu (motor gráfico).
- Vender jogo em capítulos irritava e acabava encarecendo o jogo, no final.
- As escolhas que o jogador fazia durante o jogo não tinham muito efeito na sequência da campanha. Então para que ter opções de decisões? Exemplo foi “Game of Thrones”.
- Ela não tinha franquia licenciada (Direitos Autorais de jogos): Explicando. Ela não tinha um Mario, Sonic ou Crash, então ela dependia de vender muitos jogos para bancar os direitos dessas marcas que ela usava. E na crise ela não conseguia negociar acordos que a permitisse voltar ao “jogo”.
- Má gestão da Empresa.
- Muitos lançamentos simultâneos. Ou seja, ela saturou seu próprio mercado.
Os acertos da Telltale:
- Ótimas histórias que eram contadas com fluidez e muito conteúdo.
- Mesmo com críticas seus gráficos agradaram
- Quick Time Event: È quando para uma ação acontecer deve-se apertar um botão um determinado tempo para o jogo avançar (o (a) jogador (a) assim pode escolher uma resposta, fazer uma pergunta e tomar uma ação em geral).
- Adaptou series, quadrinhos e filmes como: THE WALKING DEAD: SEASON TWO, GAME OF THRONES, BATMAN, THE WOLF AMONG US, TALES FROM THE BORDERLANDS…
E agora?
Muitas empresas como Ubisoft, Bethesda, Naughty Dog entre outras estão solidárias com os inúmeros profissionais que perderam seus empregos e estão oferecendo oportunidade de emprego para esses profissionais. Até uma “#” foi criada: #telltalejobs.
A Telltale é uma empresa que sempre foi muito querida pelos (as) Gamers, sendo assim seria muito legal se ela fosse comprada por alguma outra empresa, para assim continuar produzindo seus jogos que já são parte da história dos games.
O JE estará pelo segundo ano consecutivo na BGS 2018 será que teremos novidades sobre a Telltale?