Pesquisar
Close this search box.

» Post

Mangueira em 2019 falará da verdadeira história do Brasil

2019 ainda nem começou, e a Mangueira quer falar de uma história ainda não contada. O samba enredo da escola carioca pretende, no próximo carnaval, chocar a todos falando do nosso passado como ele realmente foi. Talvez vocês não saibam, mas a história é muito diferente daquela contada por nossos pais, por nossos professores, pelos políticos, daquela que se perpetua até hoje. Vamos a verdadeira história do Brasil.

“ História para ninar gente grande”, esse é o mote perseguido  pelo carnavalesco Leandro Vieira. Levar à passarela uma outra versão sobre o nosso passado. O samba enredo vem de encontro com o nosso tempo. Ele dá voz às minorias surrupiadas nesses 500 anos.

A letra fala de um país não descoberto, mas dominado. Afinal, aqui existiam centenas de nações indígenas e um império Tupi-guarani. A civilização marajoara data da era cristã e, mais do que isso, temos 12.000 anos. Sim, por todo esse tempo nossos índios já ocupavam as terras brasileiras. Tamoios e outros, confederados, foram dos últimos a defender, bravamente a terra. Não resistiram à pólvora. Mas esse povo não foi esquecido. Da nome a grande maioria dos municípios do país. Taubaté, Caçapava, Itaquaquecetuba, e por aí vai.

O samba enredo  condena o bandeirante como carniceiro responsável por grande mortandade. Ele coloca também Dom Pedro I não como herói, mas sim filho de invasores que defendeu-se justamente de nós, brasileiros, ocupando o cargo maior do país e privilegiando aos portugueses. Em nações vizinhas já se levantavam outros como Simon Bolivar e San Martin, que iriam alforriar tantas nações sul-americanas.

Essa letra tão especial resgata o fato de que muitos, antes de princesa Isabel, desenharam os caminhos para a abolição da escravatura. Os passos finais vieram de um governo fragilizado que queria mais aprovação nacional. O samba enredo fala ainda dos longos períodos de trevas na ditadura, que mesmo hoje tanto ameaça o nosso país, e de seu bizarro legado. Os algozes, ao invés de condenados, viraram nome de avenidas, pontes, rodovias.

A Estação Primeira de Mangueira tem muita coisa a nos contar. Para não estragar a surpresa, vamos esperar o próximo carnaval. E que histórias assim se perpetuem, trazendo ao brasileiro a verdadeira história do nosso país

Fonte: http://www.srzd.com/carnaval/rio-de-janeiro/sinopse-enredo-mangueira-carnaval-2019/

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade