A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizou em 12/12/2024, uma audiência pública onde havia emitido requerimento convocatório para o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, estarem presentes às 18h, para debater o tema: “Violência Policial e Violações de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública em São Paulo”, diante da crescente crise moral e institucional da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A iniciativa, apresentada pela presidenta da Comissão, vereadora Luna Zarattini (PT), responde ao crescente número de casos de abuso policial registrados no estado. Dados recentes indicam um aumento alarmante de 78,5% nas mortes decorrentes de intervenções policiais em São Paulo apenas em 2024, em comparação com o ano anterior.
Movimentos da sociedade civil presentes, juntamente com uma mesa de ampla abrangência e diversa:
Cláudio Oliveira – Ouvidor das Polícias de São Paulo
Antônio Donato – Deputado Estadual
Fernanda Balera – Defensora Pública
Luna Zarattini – Presidente da Comissão, Vereadora
Silvia Bancada Feminista – Vereadora
Luana Alves – Vereadora
Monica Seixas – Deputada Estadual
Emídio de Souza – Deputado Estadual
O legislativo e as instituições referentes nesses casos se dispuseram a ouvir o Governador o Secretário de Segurança para compor e colaborar para a urgente diminuição das dezenas de casos isolados diariamente que eliminam a vida de milhares de pessoas por anos, às vezes, mais que zonas de guerra. Porém nem o secretário e nem o governador se interessaram pelo evento. Sequer mandaram representantes ao evento.
A audiência foi muito bem conduzida pela vereadora Luna Zarattini que a presidiu magistralmente. Diante de um contratempo da tentativa de tumulto provocado pela extrema direita, soube manter o diálogo e dar sequência aos trabalhos, qualificando.
O repúdio aos atos de violência e a omissão do Governador foram destacados nas falas. Monica Seixas informou que a maior taxa de morte de policiais