Pesquisar
Close this search box.

» Post

Taça das Favelas São Paulo 2020

Depois do enorme sucesso, que fez no estado, na sua primeira edição, em 2019, a Taça das Favelas volta a São Paulo. No último dia 2 de março, aconteceu a Cerimônia de Lançamento do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo no Museu do Futebol, no interior do Estádio do Pacaembu, às 10h.

No ano passado, a Taça das Favelas, que já está há nove anos no Rio de Janeiro e outros estados, foi disputada pela primeira vez em São Paulo por 96 favelas, impactando socialmente na vida de mais de 60 mil jovens, no ano passado.

Todo esse trabalho foi coroado no dia 1º de junho, com as grandes finais do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, que consagraram as seleções feminina do Complexo de Casa Verde e masculina do Parque Santo Antônio como as primeiras campeãs da Taça das Favelas da história, diante de mais de 37 mil pessoas no Pacaembu, com transmissão ao vivo na Globo, quebrando o recorde de audiência do horário. Neste ano, a organização do evento espera ainda mais.

“Em 2019, foi a primeira edição da Taça das Favelas e realizamos a competição tendo como padrão o nível de exigência do povo de São Paulo. Com toda a seriedade que depositamos na organização, conseguimos obter resultados muito positivos. Neste ano, estamos ainda mais preparados e cientes das demandas do público paulista, logo, tenho certeza que faremos uma festa ainda maior”, projetou Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.

A Cerimônia de Lançamento da Taça das Favelas São Paulo 2020 contou com a presença de convidados da organização do torneio, entre eles autoridades, ex-jogadores que marcaram a história do futebol, artistas, lideranças comunitárias, jovens de favelas apaixonados por futebol, patrocinadores e parceiros da Taça.

Dentre os convidados, estiveram os embaixadores do projeto em São Paulo, Marta Sobral, medalhista olímpica no basquete, e o rapper Dexter. O evento também será marcado pela apresentação da música e do clipe oficial da Taça das Favelas, que são estrelados pelo MC Menor MR e pelo cantor Raí BG.

A fase final da Taça da Favelas São Paulo 2020 vai contar com um total de 128 seleções de favelas, sendo 96 masculinas e 32 femininas, e será disputada em formato de mata-mata. O sorteio das chaves acontece no dia 20 de março, juntamente com o workshop, e as partidas começam no final de semana dos dias 28 e 29 de março.

Nas seleções das favelas masculinas podem jogar atletas de 14 a 17 anos, enquanto nas femininas podem contar com jogadoras de no mínimo 14 anos e sem limite máximo de idade.

“Somos a atual campeã e sabemos da nossa responsabilidade, todas as meninas estão muito focadas. Mas, mais do que isso, estamos na Taça para dar oportunidade a todos, através do fomento do esporte e do futebol feminino”, disse Luiz Souza, técnico da seleção feminina do Complexo da Casa Verde, campeã da Taça de 2019, vencendo Paraisópolis por 2 a 0, no Pacaembu.

No masculino, o Complexo do Parque Santo Antônio venceu a Favela do 1010 por 3 a 2 no Pacaembu, no ano passado, e sua comissão técnica espera repetir a dose, em 2020.

“A expectativa para a disputa da Taça é a mais alta possível. Temos novos garotos chegando para somar na nossa seleção, e estamos passando para eles a responsabilidade de disputarmos a competição como os atuais campeões”, disse Orlando Silva, liderança do Parque Santo Antônio.

A Taça das Favelas São Paulo 2020 tem patrocínio master de Friboi e Uber, patrocínio de Favela Bank e Box Mineiro, apoio de Pepsico, apoio institucional da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo e do Museu do Futebol, e cooperação de UNESCO e La Liga.

Colaboraram na matéria: Bruno Vate e Geovana Borges.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade