Chegamos a mais um final de temporada da NFL, depois de 17 semanas de temporada regular, mais 3 semanas de pós temporada e a semana do Pro Bowl, chegamos ao tão esperado Super Bowl, alguns fatos fazem com que esse jogo específico seja o mais esperado dia no calendário esportivo americano todos os anos.
A começar pelo fato óbvio, é uma final! Quem ganhar o jogo pode dizer para sempre que é um campeão nacional. Além deste fato, o evento todo ano é o programa mais visto na TV americana durante o ano, batendo séries com grande apelo mundial como The Walking Dead e The Big Bang Theory, o Super Bowl mais visto das 50 edições foi o XLIX com o confronto entre New England Patriots e Seattle Seehawks, a partida contou com cerca de 114,5 milhões de espectadores.
O New England Patriots, aliás, se tornará o time com o maior número de participações no Super Bowl, com o jogo deste final de semana o time comandado por Bill Belichick chega a 9 aparições, batendo o recorde que era do Pittsbugh Steelers, Belichick se tornará o técnico a comandar mais vezes um time na final com 7 jogos, Tom Brady também chega ao seu sétimo Super Bowl, o Quarterback conquistou 4 títulos com o Patriots.
O palco do grande jogo será o NRG Stadium, casa do Houston Texans, o estádio já recebeu um Super Bowl recentemente, em fevereiro de 2004, e coincidentemente o New England Patriots estava lá, vitória contra o Carolina Panthers por 32 a 29.
Nesta temporada o jogo será entre New England Patriots e Atlanta Falcons, Tom Brady ainda não perdeu para o Falcons em sua carreira e essa será a segunda aparição do Falcons no Super Bowl (Na primeira aparição, derrota para o Denver Broncos por 34 a 19). A partida tem tudo para ser bem disputada, Tom Brady teve uma das melhores temporadas de sua carreira e a cada jogo crava seu nome como o melhor jogador da história, do outro lado Matt Ryan é o favorito a levar o prêmio de melhor jogador da temporada, grandes nome são aguardados para ser destaque do jogo, pelo lado dos Patriots: Julian Edelman, Malcom Butler e Tom Brady, já pelo lado do Falcons: Matt Ryan, Julio Jones e Dwight Freeney.
Um dos maiores espetáculos do esporte americano ainda contará com o show de Lady Gaga durante o intervalo, façam suas apostas, quem leva o Super Bowl LI?
Texto: Luiz Henrique Pelegrini Bellotti, especial para o Jornal “Empoderado”