» Post


O projeto Afroativos – Solte o cabelo, prenda o preconceito foi idealizado pela professora Larisse Moraes. E tem a participação ativa dos alunos sendo protagonistas deste belo projeto. A ideia nasceu com intuito de promover a conscientização e transformação por meio da educação afroafirmativa.  A mudança que o projeto exerce pode ser vista no comportamento dos alunos. O empoderamento e a autoestima reforça a identidade afrobrasileira. O projeto que surgiu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint’Hilaire, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS), visa promover a representatividade. 

Quem visita a escola consegue perceber o envolvimento dos alunos no  combate ao racismo, fruto de uma educação que busca promover a representatividade e a igualdade racial. Na escola, atividades buscam trazer a consciência e reafirmar a potência da cultura afrobrasileira.

Uma das iniciativas do projeto, está a criação do Calendário Afroafirmativo.  Onde cada  mês é apresentada os grandes marcos da cultura afro e também as biografias e realizações de personalidades negras. São datas festivas, comemorações e datas que marcaram não só nascimentos, mas mortes, leis, congressos, entre outros. Um oportunidade dos alunos conhecerem personalidades e eventos de Grande significado para o povo negro. Os alunos do projeto também participam como protagonistas, indo a eventos, e outras escolas , levando a mensagem de empoderamento através do conhecimento. O calendário 2021 será lançado em um live no facebook no evento AfrobetizandoSH 2020,dia 27/11 ás 19:30-22:00. 

A criação do projeto Afroativos começou em 2017, e foi motivado pela carta de uma estudante, que sofria racismo. O fato fez com que a professora transforma-se a escola em um espaço de combate à discriminação. O projeto continua hoje a estimular o pertencimento e a apropriação de toda uma ancestralidade historicamente invisibilizada. Visto que em nossa sociedade a história do povo negro não é contada. E quando citada acaba sendo muitas vezes manipulada.

O projeto é uma iniciativa que vem ao encontro de uma educação antirracista. Vale ressaltar que não basta apenas abordar história afro-brasileira na sala de aula no dia da consciência negra, é preciso discutir racismo estrutural,  conhecer a história,  empoderar e realizar ações afirmativa. Para que assim consigamos realmente começar uma mudança. Este projeto é um modelo a ser seguido. 

Quer saber mais sobre o projeto? 

Facebook: facebook.com/afroativos 

Entre em contato: afroativos@gmail.com

Por Geana Krause 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade