Exposição fricciona a relação entre moda, arte e a circulação de pessoas negras em espaços expositivos
Com concepção feita pelo estúdio do artista, mostra abre para visitação a partir de 19 de abril, no Sesc Avenida Paulista
Com um conjunto de cerca de 56 obras, a mostra Novo Poder: passabilidade, do artista carioca, Maxwell Alexandre, oferece uma experiência reflexiva sobre a interseção entre identidade, poder e passagem. Sua produção desafia estereótipos e narrativas dominantes, propondo provocações sobre as realidades sociais e culturais do Brasil.
A exposição individual da série, que foi realizada em fevereiro de 2023, em Madrid (Espanha), e que ganhou desdobramento no 1º Pavilhão Maxwell Alexandre, localizado no bairro de São Cristóvão (Rio de Janeiro), ocupará o espaço Arte I (5º andar), no Sesc Avenida Paulista, entre 19 de abril e 29 de setembro de 2024.
Vencedor do prêmio Pipa 2021, Maxwell, na série Novo Poder: passabilidade, trata da ideia da comunidade preta dentro de galerias, museus, centros culturais e fundações.
Em suas obras, o artista dá ênfase a três signos base: as cores preta, branca e parda. A cor preta é manifestada pela representação dos personagens; a cor branca aponta para o espaço expositivo, assim como o conhecimento acadêmico, e a cor parda representa a obra de arte e também faz referência ao próprio papel, que é o suporte principal da série.
“A Moda e a Arte são dois campos da cultura hegemônica ocidental que se consolidaram a partir da modernidade, cada um com suas especificidades, tendo como ponto em comum a forte influência que ambos exercem na construção de distinções sociais”, conta Maxwell.
Sobre o artista
Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro, 1990) nasceu e cresceu na favela da Rocinha. De berço evangélico, o artista serviu o exército e foi patinador de street profissional por 12 anos. Graduou-se em Design na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) em 2016. Em 2017, passou a integrar o circuito oficial de arte contemporânea com o trabalho “Tão Saudável quanto um carinho”, a partir da exposição coletiva ‘Carpintaria para Todos’, na galeria Fortes D’Aloia e Gabriel. Em 2018, participou da residência artística na Delfina Foundation e realizou a sua primeira exposição individual “O Batismo de Maxwell Alexandre”, n’A Gentil Carioca, Rio de Janeiro. Em 2019, iniciou a itinerância da exposição “Pardo é Papel”, no MAC Lyon (Musée d’Art Contemporain de Lyon), França, e no MAR (Museu de Arte do Rio). Em 2020, fez residência artística no MACAAL (Al Maaden Museum of Contemporary African Art), em Marrakech, que resultou em uma instalação que ocupou três partes do museu na exposição coletiva “Have You Seen A Horizon Lately?”. Em 2021, apresentou a individual “Novo Poder” simultaneamente no Palais de Tokyo (Paris) e nas duas sedes da galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2022, o artista apresentou sua primeira individual nos Estados Unidos, “Pardo é Papel: A Vitória Gloriosa e Novo Poder”, no The Shed, em Nova York. Em 2023, o artista apresentou sua primeira individual na Espanha, “Novo Poder: pasabilidade”, na Casa Encendida, em Madrid. No mesmo ano, apresentou “Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil, na Casa SP – Arte”.
No ano de 2018, Maxwell recebeu o Prêmio São Sebastião de Cultura da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Destaque na categoria artes plásticas, o artista foi capa da Forbes Under 30 de 2019. Em 2020, Maxwell foi eleito artista do ano pelo Deutsche Bank e listado como um dos 35 artistas vanguardas pelo Artsym. Em 2021, venceu o Prêmio PIPA. Em 2023, ganhou o prêmio de Homem do Ano na categoria Cultura pela GQ Brasil.
Sua obra integra o acervo de coleções como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio, Musée d’Art Contemporain de Lyon, Perez Art Museum Miami e Guggenheim Abu Dhabi.
Serviço
Exposição
Novo Poder: passabilidade.
Artista e curadoria: Maxwell Alexandre
Abertura dia 18 de abril de 2024, quinta-feira, às 19h.
Horários de visitação: 19 de abril a 29 de setembro de 2024. Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Classificação etária: Livre
Local: Arte I – 5º andar
Recursos de acessibilidade: objetos táteis, libras e audiodescrição
Gratuito – Aberto ao público
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, das 10h às 19h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista
Facebook: facebook.com/sescavpaulista Instagram: @sescavpaulista
X: https://twitter.com/sescavpaulista
Youtube: https://www.youtube.com/@SescAvPaulista
TikTok: https://www.tiktok.com/@sescavpaulista
Telefone: +55 11 3170-1401