A seleção brasileira masculina de basquete embarcou para os dois ultimos jogos na primeira fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Após realizar uma semana de treinamento intenso em Campinas-SP, o Brasil viajou para as partidas contra a Venezuela, em Caracas, e Colômbia em Medellin, nos dias 29/06 e 02/07, respectivamente.
O comandante da seleção brasileira, o croata Aleksandar Petrovic, definiu os 12 jogadores que defenderam a regata verde e amarela nos jogos validos pelo grupo B da competição, pra isso, o treinador cortou o armador Rafa Luz e o ala Gui Bento. Com 4 vitórias em 4 jogos o Brasil já está classificado para a próxima fase. Porém, com base no regulamento, as equipes carregam seus resultados para a segunda fase, portanto, atingir êxito nos dois jogos pode ser muito importante no futuro do campeonato.
Na fase seguinte os três classificados do grupo B vão cruzar com as equipes do grupo D. As seleções de Canadá e República Dominicana já estão classificadas e a outra vaga está entre Bahamas e Ilhas Virgens, em uma nova fase chave com seis equipes. No grupo E estarão os três melhores das chaves A e C; Os três melhores desses novos grupos se classificarão para o Mundial junto do quarto melhor colocado.
Abaixo a lista completa com os 12 relacionados para os dois próximos jogos, citados anteriormente:
Armadores: Marcelinho Huertas (Baskonia – ESP), Scott Machado (South Bay Lakers – NBA G League) e Yago (Paulistano)
Alas: Léo Meindl (Franca), Jhonathan (Paulistano), Jimmy (Franca) e Vitor Benite (CB Murcia – ESP)
Pivôs: Cipolini (Franca), Lucas Dias (Franca), Renan Lenz (Bauru), Rafael Hettsheimeir (Franca) e Anderson Varejão (Flamengo).