Nos dias 10/07/2019 e 23/07/2029 ocorreram reuniões na Casa Marielle Franco. Para organização da “Marcha das Mulheres Negras de São Paulo 2019″, em comemoração e luta ao “Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha” que acontecerá no dia 25/07/2019.
Lá ficou acordado que a concentração da marcha será às 17:00 horas na República com uma aula dada pela Nilma Bentes sobre “mulheres do bem viver” com o tema “Resistência das mulheres pretas” explanando sobre a multiviolência.
“Sem violência, racismo, discriminação e fome! Com dignidade, educação, trabalho, aposentadoria e saúde!”.
Que são violência doméstica e a violência do Estado contra as mulheres, principalmente as mulheres pretas, mulheres sofrem violência obstetra constantemente, pensando nisso e em como a reforma da previdência atingirá as mulheres pretas, já que atingirá a saúde pública, a palestrantes discursará sobre o assunto.
Na concentração terá saraus de MC’s e poetas, do mesmo modo terá uma roda de capoeira realizada pelo Cordão Tereza de Benguela sobre a coordenação de Inaiara Araújo. Na saída ocorrerá duas atuações, uma será na frente da Biblioteca Mário de Andrade, e lá fará uma homenagem a Tula Pilar (escritora/poeta) com presença da família da poeta e algumas escritoras. A outra atuação será no Teatro Municipal, terminando a marcha com atuações do Ilu e da capoeira de mulheres do Cordão Tereza de Benguela sobre a coordenação de Inaira Araújo.
Na zona Leste está tendo roda de conversa sobre a Reforma da previdência e sobre a marcha na ideia de mobilizar e para agilizar pretas das periferias a estarem na marcha, para isso tem usado todos os meios. Pensando nisso as organizadoras do evento precisa que todos se disponibilizem para dar gás na plataforma on-line e assim divulgar mais, abaixo colocaremos os links da plataforma e outros links.
As organizadoras pretendem fazer uma roda de conversa na Casa Marielle no dia 27/07/2019, para dar continuação da luta pós marcha.
Existe uma caixinha on-line que chama “Kickante” nessa plataforma da vakinha pode-se doar qualquer valor a partir de 10,00, a razão dessa vakinha é que existe outros gastos além da marcha, até o acontecimento da mesma há várias ações que necessita de fundo e nem tudo que precisa para o ato pode ser usado do escopo do fundo, como Uber para transporte das mulheres para organizar qualquer ação, quem quiser doar o link estará no fim do texto.
A Casa Marielle Franco existe há 4 meses, planejada pela deputada Isa Pena e na mesma rua há outra casa Marielle planejada pelo PSOL. Onde ocorre as reuniões das mulheres negras e sobre a marcha é a da Alameda Barão de Limeira, 490 (Campos Elísios).
Sairão na frente as mães de Santo, atrás delas o grupo dos meninos do Ere, logo atrás a juventude do Negralizando e atrás deles as mulheres do Ilú, e logo atrás os que comparecem para marcha. Terão saraus e falas de alguns coletivos e parlamentares, como a Leci Brandão e Érica Malunguinho, entre outras.
Aproveitando a participação do Cordão Tereza de Benguela, a coordenadora do Inaiara gostaria de informar que terá evento no domingo dia 28/07/2019 no qual o cordão homenageará as Mulheres Negras Periféricas, local será na rua Severino José Fernandes no Jdm. Robru. Todos estão convidados para a festa da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo no dia 25/07 e a homenagem as Mulheres do Cordão Tereza de Benguela no dia 28/07.
POR NÓS, POR TODAS NÓS, PELO BEM VIVER!
Mais informações no neste link!
Veja mais fotos na nossa página!