Pesquisar
Close this search box.

» Post

Renato, torcedor do Corinthians, pede ajuda para viver!

Nascido no Brasil, o corinthiano Renato Kenji Hayashida, foi para o Japão tentar com o sonho de ter uma vida melhor como muitos brasileiros (as). Renato quando saiu do país era hipertenso, diabético e pai de uma menina de 9 anos. Mas mesmo com saudade deixou família e amigos para buscar dias melhores na terra do Sol Nascente. Uma jornada que foi interrompida depois que Hayashida adoeceu e ele conta com a solidariedade de amigos, familiares e de torcedores para pagar os custos de seu tratamento emergencial.

Entenda o Caso

Ceia, ou Elicelia Benício Pereira falou ao Empoderado que dia 29 de dezembro de 2019 encontrou o cunhado de Renato que informou sobre o estado grave de saúde de seu amigo, no Japão e que sua família tinha perdido contato do corinthiano. 

Desesperada, Ceia, buscou ajuda de amigos no Japão até que recebeu o prontuário traduzido de Marcelo Ito, um amigo também de infância de Renato, que mora em uma cidade vizinha e fala japonês. Marcelo disse que Renato deu entrada no hospital com pressão alta, Diabete tipo 2, perdeu a visão de um olho (após Glaucoma), necrose diabética no pé (precisava amputar seu pé), entre outros sintomas.

Este amigo mesmo em outra cidade conseguiu ir até o hospital e assim conseguiu comunicar a família e amigos aqui no Brasil sobre o estado debilitado de Kenji.

E Ceia e a família foi informada pelo hospital que para Renato ter o pé amputado, além de ter outros procedimentos médicos e até estar em seguros que ajudariam custear seu tratamento (exames, internação…) precisaria que um parente de primeiro grau fosse até o hospital. 

Como Renato chegou até o Hospital

Ceia explicou que Renato, no fim do ano, machucou o pé e foi ao hospital, em 17 de novembro de 2019.

Renato não fala bem japonês, quase nada, e não entendeu quando o médico informou que seu estado de saúde era preocupante e precisava de internação e cuidados.

Para Hayashida ele entendeu que precisava ficar internado, porem apenas para fazerem exames de rotina. E sempre que falava com sua família dizia que tudo corria bem e faria apenas exames rotineiros. 

E sua família, então, achou que estava tudo bem, porém tudo mudou quando eles perderam contato com Renato (5 de dezembro). Isso causou desespero. 

Porém eles receberam uma ligação de uma funcionária da Empreiteira (empresa que Renato trabalhava) dizendo que ele estava muito mal no hospital e que o estado dele era grave. Que a diabete dele estava muito alta e que ele faria a amputação da perna, na época. E que precisava de uma familiar (de primeiro grau) ir para o Japão com urgência, pois eles não passavam informação pelo telefone. Só para parente de primeiro grau pessoalmente. 

E foi através dessa rede entre amigos e familiares que chegaram as informações sobre Renato que hoje precisa muito de ajuda, pois os custos do hospital só sobem e a familia não tem como paga-los.

E como disse ao Empoderado a sobrinha de Renato, Mayara Hayashida Avelar: 

O estado dele é grave e terá que ficar no hospital até ter melhoras. A maior dificuldade agora é a parte financeira, os custos no Japão são bem altos e estamos pedindo ajuda para comprar fraldas, condução, intérprete, taxa de documentos entre outros.

Quanto ao Hospital, não temos como pagá-lo. Ainda não avaliamos o total, mas até o momento já sabemos que não teremos condições, o custo está bem alto, e quando o Hospital realizar a operação, aumentará ainda mais a dívida.

Estamos desesperados procurando uma saída e vendo que direitos ele está enquadrado. Uma pessoa conhecida residente  em Gunma-ken (uma prefeitura do Japão localizada no noroeste da região de Kantō na principal ilha Honshu) está nos ajudando dando notícias e até indo visitar o Renato no Hospital quando pode. E outras pessoas que ficaram sabendo do Renato, estão nos ajudando com informações e doações, porque estamos perdidos.

Solicitamos a ajuda da embaixada do Brasil no Japão para sermos direcionados no que fazer atualmente. Tanto no Brasil como no Japão, temos conta nos bancos para todos que quiserem ajudar. 

Nós da família SOS Renato Kenji Hayashida, agradecemos à todos que estão se solidarizando por esta causa. Deus abençoe à todos.”

 

 

É mais que futebol

Torcida do Corinthians se mobiliza nas redes para ajudar Renato. Uma rifa está sendo feita pelo torcedor do Corinthians Harry Sakiyama, do Departamento Social da Subsede da Gaviões da Fiel, no Japão

Harry falou ao Empoderado:

“Nós da Gaviões da Fiel – Sub Sede Japão, recebemos o pedido de ajuda de um membro do departamento social da Sede da torcida Gaviões da Fiel, no Brasil. Sendo assim de imediato nos prontificamos a ajudar aqui no Japão o possível. 

A primeira opção foi mesmo fazer a rifa pois ele precisa de dinheiro para custear os gasto com hospital e etc… e como se trata de uma campanha da torcida optamos pela camisa autografada…

Alguns associados em outras regiões se prontificaram a recolher as doações e assim fizemos pontos de recolhimento. 

Estamos também preparando um evento beneficiente para o Renato para que possamos reunir todas as doações e depois enviar para onde ele está. 

Estou em contato com a pessoa que ajuda ele no hospital e com a família no Brasil a qual pedimos a autorização para fazer a rifa. Assim que fecharmos a rifa enviaremos para ele (família) custear os gastos com o hospital, além de qualquer gasto que ele necessite.”

O Corinthians que tem uma história ligada ao social mostra mais uma vez através de sua torcida que solidariedade é sinonimo do time do Parque São Jorge. As visitas de Marcelo Ito estão ajudando muito Renato que estava sozinho, com depressão e hoje até da sinais de pequena melhora no seu quadro de saúde. Hoje o Corinthiano que luta para viver, consegue pelo menos uma vez por semana fazer uma chamada de vídeo com a ajuda de Marcelo e assim falar com Ceia, sua família, em especial sua filha de 9 anos.

Quem puder ajudar na rifa entre na página da torcida!

Uma outra ação é a vaquinha feita pela família e amigos. Clique aqui na Vaquinha para ajudar o Renato. A família e amigos agradecem.

Nota: esta matéria só foi possível porque o Rafael, do Departamento Social dos Gaviões da Fiel, Ceia amiga de Renato,  sua sobrinha Mayara Hayashida Avelar de Harry Sakiyama, do Departamento Social, da subsede Gaviões da Fiel – Japão. A Gaviões da Fiel sempre que pode ajuda torcedores que são acometidos com problemas graves de saúde.

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social, eventos do movimento negro, e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade