Pesquisar
Close this search box.

» Post

QUILOMBOLAS DA BAHIA SÃO HOMOLOGADOS PARA COMPOR A CONAQ 

O último final de Semana foi marcado pela realização da Plenária Nacional da Conaq, entidade máxima das comunidades quilombolas do Brasil

Na Plenária, que ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 02 e 07 de dezembro, foi realizado o processo de eleição da Coordenação Executiva Nacional e a Homologação dos Coordenadores Estaduais que compõe a estrutura interna da Coordenação Nacional Das Comunidades Negras Quilombolas (Conaq), consolidando lideranças das regiões do Norte, Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, que irão conduzir as ações da organização nos próximos anos.  

Foi um momento de fortalecimento das lutas e da união quilombola. Durante o encontro, foram homologados os novos Coordenadores Nacionais, escolhidos para representar as comunidades e dar continuidade à defesa dos direitos dos povos quilombolas.” Afirmou a (Conaq) em suas redes sociais, que reúne mais de 50 mil seguidores no Instagram

A presença da população e território quilombola por região do Brasil teve o Nordeste liderando com 63,81% do total de comunidades quilombolas e 68,2% da população quilombola, seguindo pelo Sudeste com 14,75% e 26,24%; o Norte com 14,55% e 26,24%; o Sul 3,60% e 5,58%; de o Centro-Oeste com 3,29% e 5,58% drespectivamente. 

O Censo 2022 do IBGE identificou 8.441 comunidades quilombolas e 1,3 milhão de pessoas que se autodeclaram quilombolas no Brasil: A Bahia é o estado com a maior população que mora em quilombos, com 397.059 pessoas. O Maranhão é o estado com mais comunidades quilombolas, com 2.025.

A cidade com a maior quantidade de pessoas quilombolas é Senhor do Bonfim, na Bahia, com 15.999 pessoas. Apenas 12,6% dos quilombolas vivem em territórios oficialmente delimitados. A maioria dos quilombolas vive em territórios que ainda não foram titulados. E é este um dos desafios prioritários que a nova coordenação executiva e coordenações estaduais da Conaq terão pela frente: A titulação das Comunidades Quilombolas para garantia de suas terras e territórios e garantia de direitos. 

O Estado da Bahia, tem seis coordenadores estaduais homologados pela plenária nacional. José Ramos, que já fazia parte e foi reconduzido, Ananias Viana da Rede Cidadania Quilombola, Janaina Nery do Conselho Quilombola do Piemonte Paraguaçu, Marilza Gomes Tesoureira da CEAQ-Bahia, Marcolino Vinicius Vieira do MONEQ e Grupo Poetas Quilombolas e Florisvaldo Rodrigues da CEAQ-Bahia. 

A nova coordenação que representa a Bahia na Conaq, contribuíram nos encaminhamentos que irão guiar a atuação da Coordenação Nacional e Executiva, com o objetivo de fortalecer as comunidades, proteger os territórios e garantir mais avanços na luta por justiça e igualdade. O encerramento reafirmou o compromisso da Conaq com a resistência e a força das comunidades quilombolas em todo o Brasil. 

Com informações da Conaq.

Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade