Está nascendo na zona norte de Porto Alegre , o primeiro Museu da Cultura Hip Hop. Sua linhas são inspiradas no Museu Universal do Hip-Hop de Nova York, no distrito do Bronx. O projeto foi idealizado pelo rapper-ativista, militante do Hip Hop e do movimento negro em Porto Alegre, Rafael Diogo dos Santos, mais conhecido como Rafa Rafuagi.
Com um acervo muito rico, o Hip Hop gaúcho agora terá um espaço para mostrar sua verdadeira história. Na década de 1980, o Hip Hop nascia no Rio Grande do Sul. Nascido da cultura Black com grupos como Jara Musisom e Big Boys, da Restinga. Mas seu berço era a Esquina Democrática, lugar assim chamado pelo cruzamento da Rua dos Andradas com a Avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre.
O local do museu será um prédio de uma antiga escola estadual, que foi devolvido ao patrimônio do município. O prédio passará por reforma a serem custeada por fundos financeiros de um projeto resultante de parcerias com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e com empresas privadas, ONU, Unesco e Consulado dos Estados Unidos.
A associação e outros movimentos envolvidos na realização do museu pretende colocar no ar, em outubro, um site com o resultado da pesquisa da história do Hip Hop. Contando com o apoio de empresas, da prefeitura, do governo do Estado e até da Unesco, a inauguração deve sair em 2022. O espaço cultura servirá além de museu, para realizações de shows, oficinas e outras atividades culturais.