» Post

Objetivos do desenvolvimento do milênio e os municípios

Objetivos doe desenvolvimento do milênio e os municípios

Líderes mundiais se reuniram em setembro de 2000 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para refletir sobre os outros encontros realizados na década anterior, como nas reuniões e conferências, para se basearem na construção e adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio(ODM).

Desde então, 191 nações firmaram o compromisso da redução da pobreza extrema por meio de oito objetivos, os ODM, cujo prazo era 2015.A partir deste comprometimento e de algumas diretrizes universais, as nações elaboraram seus planos de ação a fim de honrarem o compromisso. O Brasil formulou e fortaleceu uma série de políticas públicas neste sentido.

Em 2010 vários países já demonstravam um bom desempenho no alcance destes objetivos, porém quando analisados em níveis desagregados, no caso estados e municípios, os desempenhos não eram compatíveis e nem plausíveis. Como solução para esse impasse, a ONU instruiu as nações a implementação dos objetivos em planos municipais.
Sendo assim, o governo federal cria a “Agenda de Compromisso com os ODMs– Governo Federal e Municípios 2013-2016”, que serviram de norte para estados e municípios se adequarem e municipalizarem os ODMs a fim de promoverem um desenvolvimento desagregado e mais significativo em todo o país. Como continuidade a esta iniciativa da ONU teremos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS).

O Compromisso Nacional pela Participação Social tem o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e instâncias democráticas de diálogo e de atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil, como método de governo e política de estado, é o que tem destaque nesta edição.

Nesta gestão, a participação social na cidade de São Paulo recebeu destaque por meio de inúmeras motivações sociais e políticas públicas, como políticas de mobilidade urbana, ocupação de espaços públicos, direitos humanos, de igualdade racial, para as mulheres, entre outras.

A gestão da cidade de São Paulo reconhece que seus índices já alcançaram o ODMs e se propôs a aumentar as metas, como forma de reconhecer os esforços do país para melhorar os índices.

Em 2014 a cidade passa a aderir oficialmente ao compromisso e dá início aos trabalhos neste sentido, assinando o decreto que institui o Comitê Intersecretarial de Articulação Governamental da Política Municipal de Participação Social, com a finalidade de cooperar e fomentar a intersetorialidade e integração das instâncias da administração pública, que como resultado cria o Governo Aberto.

Trata-se de um conjunto de ações articuladas com iniciativas que visam fomentar a cultura de governo aberto por meio das estratégias que utilizam da tecnologia com a criação de plataformas dos diferentes âmbitos e serviços prestados pela prefeitura; a participação ativa da sociedade nas decisões, por meio de conselhos participativos, paridade de gênero nos conselhos, audiências públicas, prefeitura no bairro, dentre outras; transparência na administração, tornando os dados todos abertos em plataformas eletrônicas como Planeja Sampa, Dados Abertos, Plataforma Habitação, Portal da Transparência e demais conjuntos de dados; para enfim viabilizar a quarta estratégia denominada Integridade para com o desenvolvimento de processos executados pelo poder público e seus agentes.

Iniciativas inovadoras e tecnológicas fazem parte da construção e do fortalecimento das políticas públicas a fim de dialogar com agendas externas do governo federal, as quais caminham junto com a agenda interna do país e deve ser tratada com seriedade e responsabilidade, pois não só promove o Brasil no cenário internacional, como também fortalece e desenvolve a nação.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade