Pesquisar
Close this search box.

» Post

Palmeiras entra no TJD-SP com pedido de investigação da Final do Paulistão

O Palmeiras protocolou na noite dessa terça-feira (10) no Tribunal de Justiça de São Paulo uma solicitação de abertura de inquérito para investigar a possibilidade da equipe de arbitragem do jogo final do Paulistão de 2018 contra o Corinthians ter recebido  informações externas para o cancelamento da marcação de um pênalti a favor da equipe do Verdão.

O pedido foi enviado a 3 minutos do final do prazo. O Palmeiras enviou imagens próprias além de um vídeo gravado pelo repórter Rodrigo Fragoso. A alegação é que o diretor da arbitragem, o sr. Dionísio Roberto Domingos se comunicou com o quinto árbitro com relação a marcação do pênalti, que influenciou diretamente na decisão do árbitro.

Caso a denúncia seja aceita, se caracteriza erro de direito. Nesse caso, o Palmeiras pedirá a impugnação da final do Campeonato Paulista. O presidente do TJD-SP Antônio Olim se colocou a disposição do clube. Olim disse que Dionísio não poderia falar com ninguém da arbitragem.

Com relação a suspensão do jogo, ele comenta ao site UOL: “Não vejo nenhum motivo para que o jogo seja anulado. Agora, com tudo que aconteceu, tem que ser esclarecido. O árbitro demorou, voltou atrás… Eles vão explicar o porquê, dizer o que falaram. Porque tudo tem que ser provado.”

Um erro de direito ocorre quando é tomada uma decisão alheia a Lei. Nesse caso, quando um fato alheio as quatro linhas influencia diretamente na mudança de posição do árbitro, segundo o presidente do STJD, Ronaldo Piacente. Nesse caso pode se aplicar o art. 259 do cod. Justiça Desportiva (CBJD) que diz: “A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado”. Nesse caso, obrigatoriamente uma nova partida deverá ser realizada. 

O assunto de interferência externa em decisões de arbitragem não é nova, ilações de todos os lados, árbitros demorando demais para reiniciar uma partida após um lance supostamente polêmico, a presença da TV e o constante questionamento sobre qualquer lance de uma partida.

O fato é que dificilmente ocorre a prova concreta. A simples conversa do diretor de árbitros com o quinto árbitro é um indício, mas não uma prova. O fato é que o foco mais uma vez deixa de ser o futebol, os jogadores e os técnicos, passando o protagonismo para os dirigentes, árbitros e FPF.

Agora é aguardar os acontecimentos, os depoimentos e seus desdobramentos

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade