Pesquisar
Close this search box.

» Post

OS SONHOS NÃO ENVELHECEM: Vó Tuca.

Há 100 anos atrás nasceu Marieta Leopoldina de Souza, mais conhecida aqui em casa como  Vó tuca. Muitos não acreditavam que ela conseguiria viver tanto tempo depois de tudo que passou na vida, mas… God is good, at all times, (Deus é bom em todo tempo).

Na verdade nós acreditamos que minha avó tenha muito mais que 100 anos, no mínimo 110, pois na época não registravam as crianças logo que nasciam, há casos de mulheres que só foram registradas por iriam se casar, sendo assim, não é demais acreditar que minha avó já beira os 110, embora de registro podemos comprovar apenas 100.

Minha avó, filha escravos, certamente teve uma infância muito difícil, por conta da escravidão e do machismo muito presentes à época. Ainda bem jovem se casou e teve uns 16 ou 18 filhos, infelizmente, destes 16 só vingaram 03, isto é, apenas 03 passaram dos 05 anos de idade, minha mãe, minha tia e meu falecido tio, todos os outros morreram poucos meses após o nascimento.

Naquele tempo as coisas eram bem diferentes e difíceis também, ainda mais para uma mulher negra e pobre etc e tal… marido só aparecia em casa pra lhe usar.

Minha avó foi e é uma grande mulher, eu poderia contar muitas histórias incríveis de coisas que ela fez e conquistou, mas hoje vou contar apenas duas.

Minha avó sempre quis estudar, o sonho dela era aprender a ler e a escrever, na época, o pai dela nunca permitiu que ela estudasse, ela me contava que o pai dela, meu bisavô falava assim. “– Pra que que você quer estudar Tuca? Mulher não precisa saber ler pra lavar louça e cozinhar, estudar é coisa pra homem!” Isso aconteceu quando ela tinha entre 10 e 15 anos;

Poucos anos depois minha vó se casou teve muitos e muitos filhos, somente depois que meu seu marido faleceu, já com os netos crescidos, mesmo assim após muitos anos  é que ela pode iniciar seus estudos.

Ela começou a estudar em uma escola comunitária aqui do bairro com mais ou menos 80 anos de idade, ela não se tornou nenhuma juíza, nem professora universitária, tampouco uma coaching como alguns contam por aí. Estudou e terminou a sexta ou sétima série, ela era muito cuidadosa com seu caderno, até chegou a me escrever diversas cartas, lia e escrevia tudo que botava em sua frente, ficava muito orgulhosa do caderno e sempre fazia todas as lições de casa que a professora mandava.  Acho que ela realizou o sonho de infância de aprender a ler e a escrever.

Outro grande sonho de minha avó, dona Tuca, era aprender a tocar violão, ela contava que sempre achou lindo o som do violão, que lembrava as festas de infância, pois ouvia o som dos homens tocando a noite toda, mas ela nunca pode participar, nem o pai, nem o marido nunca permitiram que ela chegasse perto de qualquer instrumento musical.

Então, pouco tempo depois que ela começou a aprender a ler, ela pediu ao meu irmão que é violonista que a ensinasse a tocar, comprou um violão Di’giorgio, e começou a aprender a tocar, esforçada e dedicada à musica como ninguém, quando ela iniciou os  estudos de musicais ela já deveria ter seus 85/86 anos de idade e mesmo se esforçando como ninguém,  tocando todos os dias, seu cérebro já não conseguia guardar as posições e a sua vista já não lhe ajudava muito. No entanto isso nunca foi motivo para ela desanimar, pelo contrario tocava o dia todo, não conseguia enxergar muitas notas musicas e as notas que conseguia enxergar ela fazia de tudo para decorar, mas acaba se esquecendo no outro dia, conseguiu decorar somente o “do” (C) e o “sol” (G) mesmo assim, ela persistiu o quanto pode até conseguir tocar algumas musiquinhas. A todos que vinham nos visitar ela pegava o violão pra tocar alguma coisa ou hino da igreja.

Minha vó nunca se tornou nenhuma concertista, nem professora de violão, como alguns contam por aí, não deu show em nenhuma sala de concerto ou sesc.

Mas eu tenho certeza que superou há muitos que fizeram tais concertos ou e viraram livres docentes etc e tal…

Minha avó ajudou muita gente, fez muito pelas pessoas e também por ela mesma. Ela não é nenhuma Pop-star, acho que vc nunca ouviu falar dela, hoje ela não é conhecida nem na rua de baixo da nossa casa, com certeza ela nem liga pra isso.

Minha avó é o maior exemplo de superação, motivação, determinação, disciplina, resiliência etc… que eu posso ter na vida.

E eu pensando em comprar livros com histórias inventadas de gente que eu nem conheço, quando dentro de minha própria casa tenho em minha convivência uma mulher excepcional, uma das maiores heroínas do Brasil, ainda viva. 

Ela realizou o sonho dela, e mais, ela superou tudo que colocaram em sua frente, ela se superou, superou o racismo, superou o machismo, superou a pobreza, superou a preguiça, superou a inveja, superou tudo!

 

A Vó tuca é minha “Estrela além do tempo”; “ Um sonho possível”; “ A teoria de tudo”; “Homens de honra”, “Até o último homem”; “Papillon”; “A procura da felicidade”; “Meu pé esquerdo”, “O Escafrando e a Borboleta” etc e tal… Minha avó será “Para sempre Alice”.

A Vó Tuca  tem uma saúde de ferro, nem gripe pega, hoje ela está se começando a se esquecer de algumas coisas, por diversas vezes troca o meu nome e as vezes  esquece até o próprio nome, (ela não tem alzheimer), apenas está se esquecendo afinal de contas ela já viveu tantas coisas que talvez seja bom não se recordar mesmo de algumas.

Eu com menos de 1/3 da idade que ela tem já me esqueço de um monte de coisas…então acho que ela está super bem pela idade que tem!

 

Estas são apenas duas historinhas da Vó Tuca, que hoje completa 100 anos.

Espero que este fiel depoimento de partes da historia da vida da Sra. Marieta L. de Souza, te inspire e sirva de animo e coragem para iniciar este ano 2019 dando start, ação em todos os seus planos e sonhos.

 

Forte abraço!

Os sonhos não envelhecem!
Por Estevão Silva, neto da vó Tuca.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade