» Post

‘Olhar Circular’ abre inscrições para oficinas gratuitas de fotografia e cultura em Poços de Caldas

Estão abertas as inscrições para a edição 2018 do projeto Olhar Circular(fotografia), que neste ano ocorre na Escola Estadual de Ensino Médio Parque das Nações, a escola Padrão, em Poços de Caldas (MG) a partir da próxima terça-feira (10) no período da tarde, com oficinas  gratuitas de fotografia, cultura e contemporaneidade. As vagas são limitadas a 40 alunos e as inscrições podem ser feitas na secretaria do colégio.

O projeto Olhar Circular ocorre há oito anos e tem como objetivo estimular adolescentes a dialogar sobre cultura, patrimônio, memórias e vivências. Neste ano, segundo a gestora do projeto, Valéria de Freitas, da produtora produtora Pomar Cultural, as oficinas serão voltadas a fotografia e cultura. ” Vamos trabalhar as artes como meio de construção ético sociocultural em conjunto com as comunidades”, destacou.

As oficinas terão mediação do fotógrafo João Fábio Matheasi e da produtora cultural Larissa Freitas. A escolha do público se dá de acordo com a faixa etária. “Temos um projeto direcionado aos alunos do ensino médio da rede pública, uma vez que eles se encontram em um período crítico de transição entre a adolescência e a idade adulta, o projeto será uma ponte para auxiliá-los com as questões que emergem socialmente durante essa fase, que é considerada relevante por promover mudanças culturais, se apresentando como uma possível abertura para novos conhecimentos e discussões”, comentou Larissa.

O material captado pelos alunos será publicado na página do Facebook do Olhar Circular, construindo novas narrativas a partir das vivências e experiências individuais que eles terão ao longo do projeto. Como ação final, as fotografias serão expostas em uma videoinstalação que acontecerá na própria Escola Padrão. A videoinstalação é um desdobramento da arte contemporânea que entende-se enquanto cinema expandido, onde possibilita-se ao público a experimentação visual e sensorial de uma obra através de projeções mapeadas.

 


Olhar Circular
O projeto Olhar Circular ocorre desde 2009 e nas três primeiras edições realizadas através do Prêmio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, teve a experiência de realizar oficinas abertas à população de Poços de Caldas de todas as faixas etárias e contou com a participação de adolescentes, adultos e pessoas na terceira idade. Isso provocou um intercâmbio cultural entre gerações e deu ao projeto um caráter abrangente.

Nos anos seguintes, beneficiou mais de duas mil pessoas através das oficinas e workshops realizados em Poços de Caldas e Andradas com recursos das leis Rouanet e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Neste ano o projeto ocorre com patrocínio do DME Distribuição através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Pomar Produtora Cultural, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

 

Serviço – As inscrições para o projeto podem ser feitas na secretaria da Escola Estadual de Ensino Médio Parque das Nações, a escola Padrão. Há limite de 40 vagas por oficina. Informações pelo sitehttp://olharcircular.com.br/ ou pela página no Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoOlharCircular/

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade