No último 26/01 aconteceu o lançamento do livro “A PEQUENA ÁFRICA PAULISTANA”, de Tadeu Kaçula que é sociólogo, presidente do Instituto Cultural Samba Autêntico, que estudou o bairro da Casa Verde.
O evento foi regado de resgate de cultura regional e negra, capoeira e…samba! O local foi o “Espaço Cruz da Esperança”, na rua com nome de samba: “Marambaia”, na Casa Verde(SP).
Gentilmente Kaçula atendeu o Empoderado e falou um pouco de como foi este lançamento que parou a zona norte de São Paulo:
“…Um dia incrível…memorável. Um dia que não foi apenas o lançamento de um livro, e sim uma reconexão de todos elementos da nossa ancestralidade. Tivemos uma roda de Jongo para recepcionar os convidados e as convidadas. Depois da roda de conversa teve uma mesa potente que debateu os territórios negros na cidade de SP com: mestre Carlão do Peruche, Prof.Juarez Tadeu, Bruno Baronetti (historiador da USP).
Na sequência teve uma roda de capoeira com o grupo cativeiro a qual eu jogo desde os três anos de idade e por fim uma roda de samba a “Show Festa do Samba” com vários convidados especiais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Um evento muito bacana que está na segunda edição. A primeira foi em em 19 de novembro, véspera da Consciência Negra, no Teatro Rival, no RJ – onde eu e o Rogério Familia (Pesquisador/Cientista Social e preto fazemos dupla…música com narrativas bem interessantes da nossa cultura… da nossa presença negra no Brasil.
O livro foi potente que acabou se esgotando todas as edições reservadas para o lançamento. Ou seja, foi tudo muito bom e positivo”.
Fotos: Marta Costa e MS.Picture
Para comprar o livro clique aqui!
Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social, eventos do movimento negro, e tudo que envolve a população invisível.
Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/
INSTAGRAM: jornalempoderado
Twitter: @Jornalempodera2