» Post

O poder da beleza negra retratada na arte

Durante décadas, a beleza negra foi retratada de forma estereotipada e muitas vezes denominada exótica, havia  até quem não via beleza alguma em gente negra, imagine então retratar o poder da beleza negra na arte? Eram esculturas, quadros, desenhos e telas pintadas sem a menor pretensão de exaltar este povo, mas essa realidade está mudando cada vez mais.

A visao de um artista negro sobre a figura da mulher preta

Com a sensibilidade dos artistas, muitas vezes negros, essa história também está sendo redesenhada e a representatividade está cada vez mais presente em obras artísticas.

Um destes artistas da nova geração é Genivaldo Juarez, que começou a pintar desde muito cedo, encontrou o modo de transmitir seus pensamentos e gosto pelo continente africano por meio da arte.

Quando perguntado  pelo jornal empoderado sobre sua inspiração em retratar em especial a mulher negra, disse o seguinte: “Gosto muito da cultura do continente africano, então o meio que encontrei foi transmitir meus pensamentos em forma de pintura, retratando um pouco da beleza das mulheres negras, porque durante minha infância sentia falta de ver a imagem do negro num patamar de poder, destaque e protagonismo, então com essa ausência senti a obrigação e necessidade de mostrar a figura negra de um modo diferente, dando ênfase na beleza, traços, tonalidades da pele e cabelo, transformando em protagonista da minha arte. Foi a forma que encontrei para que muitos se sintam representados ao ver minha arte se espelhar. É desafiador, pois nos dias atuais ainda é difícil o negro ser visto e valorizado em todos os espaços. O meu papel nesse percurso da arte, sendo negro, é mostrar a representatividade através do meu trabalho, contribuir de uma forma que as pessoas vejam e se sintam valorizadas.”

 

Sobre o artista:

Genivaldo Juarez

ARTISTA GENIVALDO JUAREZ

Nasceu no interior do estado de Alagoas, atualmente reside em São Paulo-SP, graduado em Artes Visuais pela faculdade Paulista de Artes (FPA), é também licenciado em Pedagogia pela Faculdade das Américas (FAM). Apaixonado por artes desde muito novo, começou a pintar em tela aos 15 anos de idade. É autodidata.

A arte é o que move sua expressão, que tem permeado diferentes técnicas e narrativas. Suas obras expressam sentimentos influenciados pela emoção e incorporam estilos contemporâneos, sempre buscando referências nos grandes mestres das pinturas.

Também é educador e ministra aulas para o público infantil.

Revezando as pinturas com as aulas na escola, o artista ainda procura fazer visitas à museus, teatros e se qualificar cada vez mais em diversas técnicas.

Sobre as obras:

O artista criou inúmeros quadros com múltiplas técnicas e materiais diferentes.

Também ilustrou três livros, voltado ao público infantil, intitulados:

1° CAMILA E JULIANA.

2° MINHA AMIGA AFRICANA.

3° A MENINA DAS PALAVRAS.

Autores: José Mário Britto, Simone Perdesen e Léa Caires.

As obras do artista podem ser apreciadas e adquiridas nas redes sociais do autor:

INSTAGRAM: @ge.juarez

FACEBOOK: Genivalldo Juarez

EMAIL: genivalldo.juarez@hotmail.com

 

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade