» Post

O LEGADO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DOS BRASILEIROS

A pandemia a cada dia que passa nos deixa com um misto de sentimentos em relação a tudo o que estamos vivenciando nos últimos tempos. É tanto descaso, insensibilidade, falta de controle, falta de humanização, falta de empatia, falta de cuidado e falta de respeito em um desgoverno que amedronta e ameaça a própria nação dia após dia!

É triste perceber como a população sofre com tamanha crueldade relacionada a questão que é basilar como garantia de sobrevivência, motivação e manutenção do ser humano. Ao observar as necessidades estipuladas na pirâmide de Maslow (um psicólogo americano conhecido por desenvolver a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou como é mais conhecida a Pirâmide de Maslow) é possível perceber as necessidades básicas primárias que são as fisiológicas (respiração, comida, água, sono…) e as de segurança (segurança do emprego, da saúde, de moradia, de recursos…).

Necessidades essas que mostra o ser humano como ser biológico e que estão vinculadas com a necessidade de sentir-se seguros, sinalizando inclusive que são as mais importantes, pois se trata da necessidade de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, de segurança, de emprego, de saúde, etc.

Em minha atuação profissional como psicóloga clínica tenho percebido o quanto a pandemia tem influenciado no adoecimento psíquico e emocional da população, é notório o aumento de casos com quadro clínico de Ansiedade, Pânico, Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), dentre outros. Inclusive, com o aumento acentuado de casos com ideação suicida e tentativas de suicídio.

A pandemia mostra o que já existia, e que, não era observado ou mesmo cuidado.

A pandemia deixa marcas em várias pessoas que perderam o mínimo para conseguir sobreviver, sem contar ainda, com o luto que é provocado de várias formas através da falta de amparo e cuidado em relação as necessidades básicas para se sobreviver com dignidade. Onde pessoas sofrem com a fome, com a falta de emprego, que nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos, com a falta de dignidade.

Esse caos provoca raiva, medo e angustia, pois quem tem fome tem pressa! Esse é o legado da pandemia, e ao acompanhar a evolução dos casos na CPI da covid é possível perceber qual é o verdadeiro sentido da vida da população para quem deveria promover a prevenção e orientar/nortear as medidas de controle e combate a pandemia.

É preciso ações estratégicas de políticas públicas para que possa acolher o sofrimento e a dor provocados pela Covid-19 na sociedade. Pois, vivenciamos um desastre de proporções gigantescas com várias mortes e várias perdas que podem inclusive provocar quadros de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) com prejuízos sérios a saúde mental e emocional de nossa sociedade.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 6

  1. Excelentes reflexões. Em um momento tão dramático quanto o atual, em que a insegurança e a insensibilidade imperam, textos como estes são importantes para compreender e tratar as pessoas durante e pós a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade