Os quatro anos do atual presidente, Bolsonaro, podem ser definidos nos debates da Band, SBT e Globo: descasso, mentiras, agressões e desprezo a vida. Foi nítido que apenas o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, estava procupado de forma real com a vida de quem mais precisa. Lula sim, esse sempre teve preocupação real com favelados (as), negros (as), lgbtqis, indigenas e invisibilizados (as).
O Jornal Empoderado lembra dos anos de governo do Lula, quando se comia 3 vezes ao dia, pobre viajava e estudava. O país precisa voltar a ter paz, democracia e esperança.
E voltando aos debates vamos lembrar que o candidato petista foi o unico que lembrou da importancia das Leis de Cotas Raciais, quando disse:
BRASIL VOLTOU A TER FOME
O Brasil voltou ao mapa da fome na gestão do governo Bolsonaro. O atual presidente do Brasil, em reunião com o dono da Tesla, ignorou o povo faminto de seu país em troca de Wi- Fi em escolas públicas. Tecnologia que o Brasil já tem. E seu ministro da Economia ignora que existam mais de 30 milhões de pessoas com fome, como mostrou reportagem do jornal Valor Econômico.
Existe tanta fome que o Jornal Empoderado, juntamente com a Cufa, distribuíram cestas básicas e vale gás na pandemia. Leia nossa matéria sobre a distribuição de vale-gás aqui.
Em uma perspectiva diametralmente oposta, o Jornal Empoderado se ocupa em mostrar a prosperidade e riqueza das pessoas, dos brasileiros, elevando a sua potência ao patamar de realizações e independência das pessoas.
Governos submissos ao capital estrangeiro, como o atual, batendo continência para a bandeira americana, ocupam-se de ampliar os negócios estrangeiros gerando e jogando o progresso e o dinheiro dos brasileiros para fora do Brasil, empobrecendo o nosso povo e gerando mais desigualdades sociais internas e, consequentemente, mais violência, menos educação, menos emprego, menos arte e total ausência de cidadania e dignidade.
“BARRA DE OURO” NO MEC
Em um tempo não muito distante, o Brasil enviava seu primeiro astronauta ao espaço, tornando-se cada vez mais próximo de uma potência. O governo investiu em atletas e trouxe suas primeiras medalhas de ouro nas olimpíadas. O ouro era dos atletas e não moeda de troca no Ministério da Educação. Matéria sobre o caso clique aqui!
Precisamos de um governo progressista, mais focado em saúde e pesquisa como o Exoesqueleto, que daria autonomia ao tetraplégico, do que em Cloroquina. Precisamos de mais astronautas indo para o espaço em vez de ocupar espaço no Ministério vendendo travesseiro.
MORTES POR COVID DIZIMOU FAMÍLIAS
Um governo que negligencia a vida e atrasa a compra de vacina não merece nada menos que sair pela porta dos fundos da política e entrar pela porta da frente de um tribunal internacional. Quase 700 MIL VIDAS perdidas, famílias destruídas. E o Jair dizendo que é cristão. Em matéria do UOL, vimos por que Cloroquina é indicado contra contra chikungunya, mas não serve contra Covid-19.
ViOLÊNCIA A DEMOCRACIA E AO JORNALISMO
O que dizer das ameaças de Bolsonaro à democracia, em especial ao jornalismo? Agressões físicas e psicológicas. A jornalista Bianca Santana acaba de derrotar o atual presidente e será indenizada por danos morais. Leia matéria da Revista Fórum!
GOLPE ATRÁS DE GOLPE!
Todo 7 de Setembro ao invés da população ver desfiles cívicos apenas, era bombardeada por ameaças de golpes militares e ataques a instituições nacionais, como TSE e STF.
Vimos estarrecidos um aumento fatal da violência eleitoral e vamos lembrar que esse governo promoveu o maior desmatamento dos últimos quinze anos no país e favorecimento de madeireiros e garimpeiros.
DAR VOZ AOS INVISÍVEIS
O Jornal Empoderado espera um Brasil democrático. Mais democracia na favela, democracia na periferia, onde um policial respeite uma casa com os mesmos ritos legais no bairro nobre e na favela. Não cabe mais um país que não tenha pessoas negras, indígenas, LGBTQIs, jovens e periféricas com poder de caneta.
Pedimos votos a Lula nessa eleição. Seja o voto tático para vencer sem riscos de contestação. Seja o voto estratégico para depois se fazer oposição em um ambiente de disputa política com a vida. Seja o voto útil para gerar contraste e evitar que em um segundo turno Bolsonaro compre com orçamento secreto os eleitos, desfalcando ainda mais o erário. Seja o voto inteligente, pois o Brasil precisa voltar a crescer, ser feliz, um país de um governo que responda rápido às crises imprevistas. Seja o voto das boas memórias de quando o filho do pedreiro virou médico e o pedreiro, virou engenheiro.
O Jornal Empoderado pede nesse editorial um voto à democracia, para que a democracia volte a ser implementada.
E não basta votar em Lula apenas…
O Jornal Empoderado, que desde 2016 contribui para o processo democrático visibilizando candidaturas negras, periféricas, indígenas, jovens e LGBTQIS, que mostra que temos saídas para um Brasil mais plural e igual.
Precisamos eleger candidaturas negras, periféricas, indígenas e LGBTQIs, pois o Brasil precisa mudar na prática. E quem sabe mais de políticas públicas que o movimento negro e social? Então, vote em quem tem compromisso real com o povo e com o Brasil popular.
É urgente termos candidaturas que combatam administrações conservadoras de direita e que não prevaleçam gestões racistas, homofóbicas, machistas e que não defendam os direitos humanos. Chega de violência policial gratuita. Não queremos ver mais o povo passar fome ou ter suprimidos seus direitos básicos.
Não adianta falar em mudança e no dia 2 de outubro não votar em pessoas comprometidas com ideais progressistas.
Existem muitas ótimas candidaturas, como a do Renato Freitas, em Curitiba, oi Benny Briolly e Zé Maria, no Rio de Janeiro. Então? se ainda não sabe em quem votar, vai nossa colinha:
Revisão: Décio Trujilo
Foto de capa: Ina Henrique