O Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB), que esteve presente desde o início da criação da Marcha do 20 de novembro, vem a público reiterar junto a todas as entidades do Movimento Negro o repúdio a esta antecipação, embora compreenda a necessidade de ampliação das taxas de isolamento social.
Mesmo com esta antecipação, Zumbi vive dia a dia em cada um de nós. Infelizmente é a população de pretos e pretas deste país que é exterminada pelo coronavírus, balas perdidas, violências domésticas, falta de leitos nos hospitais, sepultamentos inadequados e desigualdade de oportunidades.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decretou nesta segunda-feira (18) a antecipação dos feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para as próximas quarta (20) e quinta-feira (21). A intenção da medida, segundo a prefeitura, é aumentar o isolamento social contra o corona vírus ao promover um “feriadão” nesta semana.
Tal alteração não foi bem recebida pelo Movimento Negro que considerou a antecipação do feriado como um desrespeito com a luta histórica das lideranças no combate ao racismo e de construção de uma consciência negra no Brasil e no Estado de São Paulo.
Egbonmy Conceição Reis d’Ogun
Presidenta do INTECAB-SP, Ativista MNU e Membro Grupo Mulheres de Axé do Brasil.
https// www.facebook.com/ intecabsp1/
INTECAB-SP: Rua Francisco Gomes, 120, Jd. Paraíso, Alto do Mandaqui
Uma resposta
Precisamos estarmos atentos . Pois nestes momentos de fragilidade sempre existe alguém querendo tirar proveito da situação principalmente a classe política tentando nos forças aos tempos em que haviam os “dominantes” e os “dominados”…