Em 04 de julho de 2022 aconteceu, no Espaço Penha, na zona leste de São Paulo, mais um grande evento para a comunidade negra, a “21ª Edição da Noite Odara”. É um evento sócio cultural regional, integrante das comemorações da Festa De Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Igreja dos Homens Pretos, que faz parte do calendário dos festejos da cidade, realizado anualmente pela Comissão dos Festejos do Rosário/Noite Odara.
A noite contou com um lindo cortejo organizado pelo, também premiado, ator Ailton Graça e a histórica escola de samba Lavapés Pirata Negro, a primeira escola de samba da cidade de São Paulo.
Esriveram presentes impirtantes figuras do movimento negro como o Professor unjversitário, jornalista e ativista Dennis de Oliveira, da Rede Quilombação, a jornalista Maria Fro, da Revista Fórum, Ina Henrique, fotógrafa do Empoderado, Julião, da Unegro, Padre Enes, o povo do Axé entre outras importantes figuras.
Os homenageados
A noite de festa teve como premiados: o ator Aílton Graça, o jornalista Anderson Moraes do Jornal Empoderado, o Sr. Dote Rique de Badagri Rhumbono, a Sra. Beatriz Santos Andrade Araújo, a Sr. Ryck Bastos, o midia ativista Sr. Jorge Damião de Almeida, a militante Flávia Costa e a Sra. Rosileia Abadia da Silva.
A equipe
O grande evento só foi possível graças a competente e simpática equipe composta por Profa. Anair Novaes, Cida Costa, Ronaldo Alves, Simone Nascimento, Maria de Lourdes Reis, Edson Bueno e Silvia Cibele.
Tudo feito com carinho e organização. Da entrada do cortejo (Escola de Samba Lavapés), orientada pelo ator Ailton Graça, até a banda escolhida para tocar para os(as) presentes. Estiveram na cerimônia personalidades políticas como o Dr. Antônio Carlos – Coordenador de Políticas Públicas para a População Negra e Indígena.
Em conversa com a organizadora do evento, Anair Novaes apontou os pontos positivos: “O respeito à ancestralidade e a preocupação em reconhecer quem tem atuação efetiva em benefício e do empoderamento do povo preto“. E complementou que a finalidade foi “além de reconhecer. Foi mostrar casos, ações de como ajudar o próximo“.
Já a ativista Simone Nascimento falou que a “Noite Odara – Homenagens as Personalidades Negras, é um evento que traz o reconhecimento do trabalho e colaboração de personalidades, que no seu anonimato fazem do seu dia a dia, uma luta por uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária, livre de preconceitos, discriminação e racismo. Noite Odara é sinônimo de reconhecimento de nossos Ancestrais, que na vastidão deste chão colaboraram e semearam a busca por dias melhores, por respeito, reconhecimento e igualdade de direitos. É honrando nossos Ancestrais, que a premiação honra a quem contribui para construção de um país mais justo. Afinal EU SOU PORQUE NÓS SOMOS – UBUNTU.“.
Silvia Cibele disse que “é um momento mágico, um momento onde você se vê nas pessoas, onde todos são como você e isso é muito importante. Ter pessoas negras sendo reconhecidas porque atuam pela periferia, trabalham pela nossa comunidade visando equidade, reconhecimento e respeito.“
Quer fotos do evento? Entra no nosso Instagram, aqui!
https://www.instagram.com/p/Cfox4zirbcM/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Imagens: Adriano Tomé
Texto: Anderson Moraes
Revisão: Eliane Almeida
Veja, abaixo, nota anterior à festa: