Pesquisar
Close this search box.

» Post

Negro por Negro: Demissão de Paulo César Vasconcelos e Camila Silva mostra a exclusão do negro no mercado de trabalho na imprensa esportiva

Ontem a Sportv confirmou a demissão do jornalista Paulo César Vasconcelos após 13 anos na casa. Paulo ficou dois anos como diretor geral do canal, fato surpreendente no mercado de trabalho – ver um negro na área gerencial no Brasil.

A sua coirmã, Rede Globo, fez o mesmo ao demitir a jornalista Camila Silva, depois dela ter sido preterida pela jornalista Mari Palma (branca e que fazia apenas a cobertura de notícias pelo portal G1) para cobrir a Copa do Mundo mesmo com Camila tendo muito mais destaque na área esportiva com reportagens informais e atuais pelo Globo Esporte.

São dois casos diretos que mostram como o negro no Brasil é desvalorizado, discriminado e humilhado no mercado de trabalho. Na área esportiva o único negro que ainda tem algum destaque é o Thiago Oliveira que cobre esporte no jornal da madrugada da Globo Hora 1 e, às vezes, faz o programa Globo Esporte para São Paulo.

Um exemplo simples sobre como o racismo está encravado na nossa sociedade foi eu ter comentado sobre esse assunto na página do coletivo no Facebook que defende as minorias no esporte Respeito Futebol Clube para vermos análises muito construtivas como:

“E ele se considera negro?”

“Você acusa a Mari Palma por machismo?”

Mas o que fiquei mais impressionado com a tamanha intolerância e falta de conhecimento de causa foi essa frase de um homem branco:

“Negro por negro tem o Thiago Oliveira…”.

Por isso que precisamos cada vez mais denunciar esse tipo de atitude das empresas e fazer palestras, convenções, diálogos, manifestos, protestos pacíficos, mas contundentes que emanem a consciência que o negro luta pela sua sobrevivência da maneira mais digna possível.

Essa exclusão escancarada eu não vou conseguir nunca compreender sob nenhum aspecto e vou sempre mostrar nos meios de comunicação em que participo que precisamos lutar pela igualdade de direitos para termos de fato uma sociedade.

Paulo César e Camila, o jornal Empoderado está de braços abertos para receber vocês para uma entrevista ou que façam artigos ou matérias, pois ao contrário de empresas que acham que Maris Palmas da vida com nenhuma experiência na área do esporte e de fato está lá por atrair mais mercado por ser uma jovem branca e bonita nós sempre olhamos para os invisíveis e de pessoas de conteúdo de fato. 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

12 respostas

    1. Temos um espaço esportivo e até uma página só para falar do tema, mas vamos pensar novas plataformas este ano. Obrigado, Álvaro e continue nos acompanahndo!

  1. Coisa estranha no racismo cínico brasileiro! O futebol brasileiro é jogado pela grande maioria dos negros mas para falar desse futebol só os brancos! Conclusão! Negros so sabem jogar nao sabem falar de futebol! Vai entender esse racismo cruel do brasil!!!!!!!!!

  2. Este rapaz é EXTREMAMENTE PARCIAL.
    afirmou há pouco que acreditava em Gerson no episodio com Ramirez.
    Informe Paulo com respaldo em qe esta sua assertiva ?
    Você tem alguma prova que o Brasil desconhece neste episódio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade