Pesquisar
Close this search box.

» Post

Museu das Favelas e Boogie Naipe celebram 35 anos de Racionais MC’s com exposição inédita

A mostra “Racionais MC’s – O Quinto Elemento” é a primeira da história e destaca a memória e o impacto cultural global de um dos maiores ícones do rap brasileiro; a estreia será 6 de dezembro sob curadoria de Eliane Dias

O Museu das Favelas em parceria com a Boogie Naipe, apresenta a exposição inédita “Racionais MC’s: O Quinto Elemento”, uma jornada imersiva em homenagem aos 35 anos do quarteto de rap. Com curadoria de Eliane Dias, a exposição, que estreia nesta sexta-feira (06) destaca a origem, trajetória e o universo criativo de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, celebrando uma relação de irmandade e a conexão deles com seus fãs.

A exposição marca a estreia de Eliane Dias como curadora. A advogada e empresária, é a força por trás do sucesso do Racionais desde o início. Sua relação próxima com os integrantes permite uma curadoria íntima, que reflete a essência e trajetória dos mesmos. A equipe curatorial é composta pelo rapper Vitinho RB e pelos jornalistas Jairo Malta e André Caramante.

“Essa exposição surge da vontade de ver Racionais MC’s ocupando novos espaços. É sobre sair da comunidade e atravessar territórios que também nos pertencem. Proponho movimento, aproximação, saberes compartilhados e, sobretudo, acolhimento. Faremos um mergulho nas memórias, nos sonhos, nos desafios e no verdadeiro orgulho de celebrar esses 35 anos de carreira”, ressalta Eliane Dias.

A exposição está dividida em eixos temáticos, com um percurso expográfico que reflete a força das palavras e energia transformadora em uma experiência imersiva e convida o público a mergulhar na trajetória do Racionais MC’s e de cada integrante, através de um percurso claro e racional, que expõe os conteúdos com a força e o rigor das palavras cantadas pelos integrantes e soma a esse racionalismo uma camada de emoção, com formas e instalações luminosas que expressam os momentos de tensão, de movimento e conexão, de tristeza contida e de explosão e orgulho. O projeto conceitual e expográfico leva a assinatura do Atelier Marko Brajovic. 

O visitante percorre um trajeto carregado de simbologia e intensidade, que expressa o magnetismo dos integrantes e seus valores de união, lealdade e coragem, que eles pregam, e que juntos, formam um quinto elemento. “A exposição não apenas conta a história do Racionais, mas coloca o público dentro de seu universo. É um convite para vibrar na frequência deles, compreender suas origens e a profundidade de sua mensagem”, completa a curadora.

O conceito “O Quinto Elemento” refere-se ao próprio Racionais, que é uma persona muito forte. Os quatro integrantes formam, juntos, o quinto. Fora isso, também é parte da cultura hip hop, além dos tradicionais quatro elementos – MC (Mestre de Cerimônias), o DJ, os B.Boys e as B.Girls e grafiteiros – chamar a atenção para a consciência ou conhecimento, capaz de transformar a vida dos integrantes dessa cultura. “Racionais MC’s continua sendo vanguarda, trazendo inovação e originalidade, sem imitar ninguém. Representamos São Paulo e todas as favelas do Brasil, com uma história que se cruza com o movimento negro ao longo dos anos. A exposição é uma oportunidade para os mais jovens conhecerem essa história e para o grupo ter sua trajetória ainda mais engrandecida.” Afirma, Mano Brown

A comunicação visual da exposição foi realizada pela fraternidade e coletivo de arte Vilanismo, trazendo à tona a essência física e analógica do acervo, ressaltando a importância do legado do Racionais.

A exposição representa um marco na trajetória deles, reafirmando a importância de sua memória e produção para o Brasil e destacando a relevância de preservar esse legado. Ao longo de 35 anos, Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue transformaram a cultura brasileira, quebraram barreiras e conquistaram reconhecimento nacional e internacional, com inúmeros prêmios e milhões de discos vendidos. A biografia do Racionais MC’s, marcada por sua luta e impacto social, é agora consagrada nesta exposição inédita, digna de um coletivo que sempre representou a voz das periferias. Nesse contexto, o Museu das Favelas cumpre sua missão de dar visibilidade às histórias e memórias das favelas, e a exposição não poderia ser mais emblemática: faltava apenas um espaço dedicado a celebrar essa história que transformou gerações. 

“A nova sede do Museu das Favelas representa um marco significativo na nossa missão de dar visibilidade e fortalecer as vozes das favelas. Ao abrir as portas para exposições como Racionais MC’s – O Quinto Elemento, estamos reafirmando o papel transformador da arte e da cultura das favelas no cenário nacional. Este é um espaço de resistência, criatividade e conexão entre as múltiplas expressões que nascem nas periferias e impactam o Brasil e o mundo”, declara Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.

O Museu das Favelas recebe a exposição na nova sede localizada no Largo Páteo do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo. O público poderá conferir a ampliação de espaços já conhecidos, como a Biblioteca CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca das Favelas, e o CORRE – Centro de Formação, Trabalho e Empreendedorismo, voltado ao desenvolvimento de artistas das favelas e seus negócios nas áreas de arte e cultura. 

Ricardo Piquet, diretor-geral do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, destaca que a exposição Racionais MC’s – O Quinto Elemento é um marco para o Museu das Favelas, que comemora dois anos e a mudança para a nova sede. Ele ressalta a importância de contar a história dos 35 anos do quarteto de rap, reconhecendo o trabalho do IDG e da Secretaria de Cultura de São Paulo à frente do Museu.

Além da exposição temporária, o Museu oferece ao público a mostra de longa duração Sobre Vivências, a exposição itinerante Favela em Fluxo, e Marvel – O Poder é Nosso, para mais informações acesse: www.museudasfavelas.org.br 

Serviço | Exposição Racionais MC´s: O Quinto Elemento

Abertura ao Público: 6 de dezembro de 2024

Entrada: Gratuita, necessário a retirada de ingresso antecipado no site ou na recepção, sujeito a disponibilidade para o dia.

Endereço: Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)

SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS

O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O equipamento nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras. Em 2024, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Museu conta com o patrocínio master do Nubank, patrocínio do Mercado Livre e EDP, apoio da EY, Itaú e Mattos Filho, cooperação da Unesco, e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.

O espaço, inaugurado em novembro de 2022, abriu ao público com a exposição temporária Favela-Raiz e instalações externas, o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca e o CORRE – Centro de Empreendedorismo.

Texto e imagens: divulgação

Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade