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Museu Afro Brasil inaugura exposição ‘Singular Plural: Rubem Valentim’ com recursos de acessibilidade

Mostra reúne fotografias e elementos táteis que imprimem a “riscadura brasileira” do artista, em diálogo com a religiosidade e o sentir brasileiros

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo anuncia a abertura da exposição Singular Plural: Rubem Valentim, dia 24 de agosto, a partir das 11h, com entrada gratuita. Em linha com as ações de acessibilidade e o compromisso de acolher todos os públicos, o Museu oferece uma experiência estética inclusiva com fotografias, serigrafias e esculturas adaptadas para pessoas com deficiência, garantindo que a exposição promova um encontro sensível entre pessoas e a arte, em sua diversidade.

Singular Plural – Obra tátil de Rubem Valentim

A mostra, baseada em obras do acervo do Museu, abrange elementos com recursos acessíveis instalados no subsolo e obras originais localizadas no primeiro nível do espaço. Os elementos com recursos acessíveis incluem duas reproduções táteis tridimensionais e três reproduções bidimensionais das obras originais que serão apresentadas na exposição instalada no primeiro nível. Além disso, a mostra conta com jogos interativos, um mapa tátil e um retrato tátil do artista homenageado, proporcionando uma experiência rica e sensorial para todos os visitantes.

Esta exposição marca a ampliação do acesso às obras de Valentim e celebra os 13 anos do programa “Singular Plural”, que visa implantar, expandir e aperfeiçoar recursos de acessibilidade, tornando o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo um espaço cada vez mais acolhedor para todos os públicos.

Artista e obra

Singular Plural – Obra tátil de Rubem Valentim

Ao longo da carreira, Valentim desenvolveu uma “Riscadura Brasileira”, rica em cores vibrantes das festas populares afro-cristãs, celebrações indígenas, candomblé e umbanda. Sua arte foi inspirada em elementos cotidianos, como máscaras, estátuas, altares e ferramentas. Assim, ele ressignificou instrumentos dos orixás, como o Oxé de Xangô, e, com a geometria sagrada, criou uma linguagem “plástico-visual-signográfica” para expressar ideias, valores e tradições culturais. Essa abordagem é ao mesmo tempo estética e simbólica. 

O artista destaca a diversidade cultural do Brasil e se estabeleceu como um dos mais importantes artistas baianos no cenário nacional e internacional. Suas obras estão entre as mais procuradas pelo público no Museu e são consideradas contemporâneas, inovadoras, únicas e universais. Além disso, carregam uma mistura de signos que abrangem geometria e religiosidade. 

Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias.

SERVIÇO:

Singular Plural: Rubem Valentim 

Período em cartaz: 24 de agosto de 2024 a janeiro de 2025

Horário da abertura: a partir das 11 horas

Endereço do Museu: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP (acesso via transporte público ou veículo de aplicativo)

Funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h)

Ingresso: R$15 (meia entrada, R$7,50)

Entrada gratuita às quartas-feiras e no dia da abertura 24/8

Texto e imagens: Assessoria de Imprensa do Museu Afro Brasil

Edição e Revisão: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

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