Pesquisar
Close this search box.

» Post

MULHERES PRETAS NOS PREPARATIVOS PARA A MARCHA DO DIA 25 DE JULHO

Marcha das mulheres negras teve início em 2015, quando mulheres pretas se uniram pela luta do BEM VIVER, contra o RACISMO e VIOLÊNCIA contra corpos pretos.

Mulheres de vários coletivos e movimentos sociais se uniram e foram para Brasília reivindicar direitos que foram negados à todo povo preto brasileiro, seja mulher, homem ou criança. Em novembro de 2015,  50 mil mulheres negras ocuparam a Esplanada dos Ministérios. Foi um ato memorável.

Direitos básicos foram retirados desse povo, desde educação, saúde, moradia, emprego com boa renumeração, arte, cultura. E lazer?! Se tiraram o básico, o que falar do “supérfluo”!

Essa luta contra racismo e violência, foi pensado no bem viver, que todo corpo preto usufruiria caso não existisse a violência e o racismo contra esses corpos.

A LUTA CONTINUA…SEMPRE!!!

Nos anos seguintes a marcha mudou para o dia 25 de Julho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

No 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino Americanas e Caribenhas, realizado em 1992, escolheram a data para essa celebração às mulheres negras afro-latino Americana e Caribenhas. Esse encontro aconteceu na República Dominicana. Foi discutido políticas de inclusão e debateram sobre discriminação racial e de gênero. E também foi nesse que foi criado  a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU) lutou para o reconhecimento do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Em 2014, o governo brasileiro sancionou a Lei nº 12.987/2014, que estabelece o dia 25 de Julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. “Rainha Tereza”, Tereza de Benguela liderava o quilombo do Vale do Guaporé em MT, depois que seu companheiro morreu. Como essas mulheres guerreiras eram perseguidas, ela foi perseguida e assassinada pelos soldados.

A marcha da mulheres negras de São Paulo será  no modelo híbrido, esse ano, ou seja parte on line e parte presencial. Será transmitindo uma live em que terão vários eventos, e também alguns atos programados para acontecer por toda a cidade através de pequenos grupos.

Em breve Jornal Empoderado publicará o link da live e outras informações sobre a Marcha.

MULHERES NEGRAS EM MARCHA PELO BEM VIVER, CONTRA O RACISMO E VIOLÊNCIA CONTRA CORPOS PRETOS.

REUNIÃO DAS MULHERES PARA OS PREPARATIVOS 05 DE JUNHO DE 2021
REUNIÃO DAS MULHERES PARA OS PREPARATIVOS 12 DE JUNHO DE 2021

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 2

  1. Olá,

    Com o objetivo de reafirmar e potencializar o mês da Mulher Afro-Latina e Caribenha, temos a honra de convida-las para o Evento Virtual Kilombeiras Pretas.

    Esta ação é idealizada por diversas mulheres pretas do Kilombrasa: coletivo constitutivo, continuo e orgânico de trabalhadoras que tensiona a promoção e formação de práticas antirracistas no âmbito do SUS e demais políticas públicas.

    O convite é pra você, mulher preta que deseja compartilhar o seu saber, seja ele em fala, arte, música ou vídeo.

    Podemos contar com sua experiência?

    Dia 30/07/2021

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade