Pesquisar
Close this search box.

» Post

Movimentos antirracistas defenderam direitos da população negra em audiência com Rodrigo Maia

 

Grupos do movimento antirracista de todo o país como Uneafro, Movimento Negro Unificado – MNU, Geledés, Ceert, Irohin, Unegro, Criola, Educafro, entre outros, foram recebidos em audiência oficial pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ontem dia 26 de Março, terça-feira, em Brasília.

Ao final da audiência, os movimentos sociais entregaram para o presidente da Câmara dos Deputados uma carta com o pedido de compromisso de defesa dos direitos do povo negro.

Presidente da Câmara dos Deputados elogiou a política afirmativa e afirmou não enxergar o momento atual como propício para discutir a revogação da lei

“Não é hora da gente criar nenhum tipo de conflito na sociedade”, afirma Rodrigo Maia sobre o possível fim das cotas

Organizações antirracistas de todo o país e parlamentares negros participaram de encontro na manhã desta terça-feira (26), no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A finalidade do encontro foi debater temas delicados à comunidade negra, como a Reforma da Previdência, o pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça Sérgio Moro e a política de cotas nas universidades e concursos públicos.

“Há uma ameaça concreta à política de cotas raciais nas universidades. Esse foi o primeiro motivo mobilizador desse encontro. Há um PL protocolado na Casa e isso nos assusta porque esta política é um ganho, uma conquista de muitos anos e muitas almas e lutas”, disse Douglas Belchior, da Uneafro Brasil e um dos articuladores do encontro.

Sobre as cotas raciais, o presidente da Câmara dos Deputados contou que era a favor das cotas sociais, mas que os resultados das ações afirmativas raciais foram “positivos” e que não é o momento de alterar essa política.

“No passado, eu sempre defendi as cotas pelos cortes sócio-econômicos, mas foi vitorioso no Brasil nos últimos anos a cota racial que deu resultados positivos, e eu não acho que é a hora da gente fazer uma inversão nesse encaminhamento”.

Participaram do debate os parlamentares Áurea Carolina (PSOL-MG), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

Orlando Silva, outro articulador do encontro, fez uma avaliação positiva da agenda com Rodrigo Maia.

“Eu considero que foi uma reunião positiva. O presidente recebeu, se comprometeu a receber um grupo para avaliar os encaminhamentos dessas matérias. Valeu a reunião, mas ainda tem muito para construir”.

Os movimentos, entre eles Uneafro Brasil, MNU, Geledés, Núcleo de Consciência na USP, Unegro, CEERT, Festival Latinidades, Marcha de Mulheres Negras, Irohin, Educafro, entre outras, entregaram um documento com as principais preocupações e reivindicações da pauta da população negra brasileira.

Link para o acesso ao documento: Carta de entidades do movimento negro ao Presidente da Câmara dos Deputados

“Em um momento que a gente tem o risco concreto de fechamento concreto do regime, é muito importante o diálogo com aqueles que de alguma maneira demonstram algum compromisso com o ambiente democrático. E a gente veio aqui e sentou com o Rodrigo Maia por este motivo. Por avaliar que nós estamos correndo sérios riscos de perder direitos conquistados e adquiridos do povo negro. E o resultado foi este aí” – Douglas Belchior

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade