» Post

Movimento Saracura Vai-Vai celebra aniversário do BIXIGA com caminhada pela história negra do bairro

Nesta quinta-feira (27), integrantes do Saracura Vai-Vai, movimento que luta pela preservação da memória negra do Bixiga a partir do sítio arqueológico encontrado na obra da Linha 6-Laranja do metrô, vão guiar a Caminhada Noturna, evento tradicional organizado pelo restaurante APFEL na região central de São Paulo.

Com saída às 20h da Biblioteca Mário de Andrade, o roteiro intitulado “Caminhada SARACURA VAI-VAI: Homenagem aos 144 anos do bairro BIXIGA” destaca uma história que por muito tempo foi invisibilizada: a da ocupação negra que origina o território, com a formação do Quilombo Saracura.

O passeio terá seis paradas: Largo da Memória, passarela dos Piques, Câmara Municipal de São Paulo, trecho do Minhocão (via Leste-Oeste) que corta o bairro, Estação Saracura Vai-Vai (canteiro de obras) e Museu do Bixiga (Mumbi). Nestes pontos, serão abordados aspectos históricos da presença negra na região central de São Paulo; a importância e a ocultação dos rios na paisagem; as transformações urbanas neste espaço; as sociabilidades no Bixiga e a luta pela memória do Quilombo Saracura, onde está sendo construído o metrô.

O passeio será guiado por Candinho Neto, jornalista fundador da Banda do Candinho, tradicional grupo carnavalesco da região; Claudia Balthazar, turismóloga doutoranda em Planejamento e Gestão do Território na UFABC; o educador José Adão, co-fundador do Movimento Negro Unificado (MNU); e Roberto Regensteiner, integrante do Conselho Participativo Municipal pelo bairro. Também falará Carlos Bautel, coordenador da iniciativa da caminhada pelo restaurante Apfel. No dia, um folheto com textos de Roberto e Claudia será entregue aos participantes.

O roteiro é gratuito e, para participar, basta comparecer ao ponto de encontro. O Movimento Saracura Vai-Vai surgiu em junho deste ano a partir da divulgação do sítio arqueológico encontrado na obra da linha 6-Laranja do metrô no Bixiga, local que no século XIX abrigou o Quilombo Saracura e, até setembro de 2021, a quadra da escola de samba Vai-Vai. Da compreensão da importância desses vestígios para a memória negra, o grupo se formou, lançando manifesto, petição e empreendendo ações educativas desde então no território.

Saiba mais: @estacaosaracuravaivai

Para mais informações: estacaosaracuravaivai@gmail.com

Ato realizado em julho pelo movimento em frente à obra do metrô, histórica quadra da escola de samba
Vai-Vai, espaço que no século XIX abrigou o Quilombo Saracura, origem do Bixiga. Crédito: Elton Santana

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 2

  1. Somos a Escola Vera Cruz, fundada há 61 anos, sediada em São Paulo e mantida pela Associação Universitária Interamericana, entidade educacional de utilidade pública sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 60.552.551/0001-90.
    Para seus alunos do Ensino Fundamental, a Escola produz material didático próprio, pago em uma taxa semestral, cujo valor cobre tão somente as despesas de sua produção gráfica. Trata-se de uma tiragem de cerca de 200 impressos/ano. A autoria do material é creditada à Escola, posto que ele é produzido conjuntamente, pelo corpo técnico e docente da Instituição.
    Gostaríamos de usar para fins didáticos e uso interno o texto “Movimento Saracura Vai-Vai celebra aniversário do BIXIGA com caminhada pela história negra do bairro”, de Anderson Moraes, do site Jornal Empoderado, disponível em: https://jornalempoderado.com.br/movimento-saracura-vai-vai-celebra-aniversario-do-bixiga-com-caminhada-pela-historia-negra-do-bairro/. Por esse motivo, solicitamos autorização para reprodução do mesmo.
    A Escola Vera Cruz agradece antecipadamente seu breve retorno.
    Atenciosamente,

    1. Bárbara Hungria, lógico que pode, é um prazer poder colaborar com vocês. Se puder queria falar com você. Mandarei um e-mail. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade