Nesta quinta-feira (27), integrantes do Saracura Vai-Vai, movimento que luta pela preservação da memória negra do Bixiga a partir do sítio arqueológico encontrado na obra da Linha 6-Laranja do metrô, vão guiar a Caminhada Noturna, evento tradicional organizado pelo restaurante APFEL na região central de São Paulo.
Com saída às 20h da Biblioteca Mário de Andrade, o roteiro intitulado “Caminhada SARACURA VAI-VAI: Homenagem aos 144 anos do bairro BIXIGA” destaca uma história que por muito tempo foi invisibilizada: a da ocupação negra que origina o território, com a formação do Quilombo Saracura.
O passeio terá seis paradas: Largo da Memória, passarela dos Piques, Câmara Municipal de São Paulo, trecho do Minhocão (via Leste-Oeste) que corta o bairro, Estação Saracura Vai-Vai (canteiro de obras) e Museu do Bixiga (Mumbi). Nestes pontos, serão abordados aspectos históricos da presença negra na região central de São Paulo; a importância e a ocultação dos rios na paisagem; as transformações urbanas neste espaço; as sociabilidades no Bixiga e a luta pela memória do Quilombo Saracura, onde está sendo construído o metrô.
O passeio será guiado por Candinho Neto, jornalista fundador da Banda do Candinho, tradicional grupo carnavalesco da região; Claudia Balthazar, turismóloga doutoranda em Planejamento e Gestão do Território na UFABC; o educador José Adão, co-fundador do Movimento Negro Unificado (MNU); e Roberto Regensteiner, integrante do Conselho Participativo Municipal pelo bairro. Também falará Carlos Bautel, coordenador da iniciativa da caminhada pelo restaurante Apfel. No dia, um folheto com textos de Roberto e Claudia será entregue aos participantes.
O roteiro é gratuito e, para participar, basta comparecer ao ponto de encontro. O Movimento Saracura Vai-Vai surgiu em junho deste ano a partir da divulgação do sítio arqueológico encontrado na obra da linha 6-Laranja do metrô no Bixiga, local que no século XIX abrigou o Quilombo Saracura e, até setembro de 2021, a quadra da escola de samba Vai-Vai. Da compreensão da importância desses vestígios para a memória negra, o grupo se formou, lançando manifesto, petição e empreendendo ações educativas desde então no território.
Saiba mais: @estacaosaracuravaivai
Para mais informações: estacaosaracuravaivai@gmail.com

Vai-Vai, espaço que no século XIX abrigou o Quilombo Saracura, origem do Bixiga. Crédito: Elton Santana
Respostas de 2
Somos a Escola Vera Cruz, fundada há 61 anos, sediada em São Paulo e mantida pela Associação Universitária Interamericana, entidade educacional de utilidade pública sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 60.552.551/0001-90.
Para seus alunos do Ensino Fundamental, a Escola produz material didático próprio, pago em uma taxa semestral, cujo valor cobre tão somente as despesas de sua produção gráfica. Trata-se de uma tiragem de cerca de 200 impressos/ano. A autoria do material é creditada à Escola, posto que ele é produzido conjuntamente, pelo corpo técnico e docente da Instituição.
Gostaríamos de usar para fins didáticos e uso interno o texto “Movimento Saracura Vai-Vai celebra aniversário do BIXIGA com caminhada pela história negra do bairro”, de Anderson Moraes, do site Jornal Empoderado, disponível em: https://jornalempoderado.com.br/movimento-saracura-vai-vai-celebra-aniversario-do-bixiga-com-caminhada-pela-historia-negra-do-bairro/. Por esse motivo, solicitamos autorização para reprodução do mesmo.
A Escola Vera Cruz agradece antecipadamente seu breve retorno.
Atenciosamente,
Bárbara Hungria, lógico que pode, é um prazer poder colaborar com vocês. Se puder queria falar com você. Mandarei um e-mail. Obrigado!