O projeto de lei que tem Cleide Marques e Denise D’oxum sobre o feriado do “Dia da Consciência Negra” que foi entregue ao vereador Lucas da Saúde (PSC) no início de março de 2021 pela coordenadora do MNU – Movimento Negro Unificado, de Embú Guaçu/SP, e pelas representantes do Grupo UKÃI que são um grupo de mulheres, além de terem apoio do ex-vereador Professor Reinaldo (PT). Segundo o vereador Lucas, segue em análise por sua assessoria jurídica o pedido.
Ao todo o projeto de lei contempla cerca de 69 385 habitantes no mês de novembro, o que corresponde com grande impacto para o mercado de turismo, hospedagem, alimentação, geração de empregos, além de contribuir para conscientizar a importância da cultura afro-brasileira em prol de auxiliar possibilidades para que políticas públicas voltadas à cultura, educação, turismo, meio ambiente sejam implementados, na cidade de Embu Guaçu.
Em contrapartida, o grupo UKAI e MNU, de Embú Guaçu, ao longo destes últimos tempos, se debruçaram nesse projeto de lei que tem uma força impactante, influenciando positivamente o cenário cultural e socioeconômico da cidade. A partir deste projeto, a expectativas da coordenadora do MNU, de Embu Guaçu, Denise D’oxum é da forma concreta ao movimento e reconhecimento cultural do povo negro na cidade.
Já Cleide Marques Ferreira, da UKÃI e Militante do “Fórum do Fundão” e do “S.O.S. M´Boi Mirim”, acredita que a medida trará grandes ganhos para Embu Guaçu em diversos aspectos importantes e necessários para todos.
Entretanto, é necessário que os munícipes estejam atentos, informados e que cobrem, para assim esse projeto quebre de vez as correntes das desigualdades. E assim os vereadores usem da caneta e seu papel para mudarem a história, trazerem justiça e cidadania e fazer valer a vontade do povo.
Povo negro presente. Mulheres presentes. MNU presente!
Respostas de 2
Que legal,mas quando vai sair do papel.
Que formalizem logo esse projeto.
Será muito bom pra cidade.
Obrigado, Josenildo Tavares. Continue nos acompanhando!