Pesquisar
Close this search box.

» Post

Morre o empresário J. Awilla, delator do caso FIFA

Faleceu na manhã dessa sexta feira, dia 25, o empresário ex-proprietário da Traffic, advogado e Jornalista J. Awilla. Aos 74 anos, estava internado no hospital Sírio Libanês desde o dia 21 por problemas respiratórios. Ele retornou o Brasil em fevereiro, para tratar desses problemas, após passar cinco anos nos Estados Unidos.

Após iniciar a carreira como cronista esportivo, Awilla criou a Traffic, a TV TEM (retransmissora da TV Globo no interior em Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto). Após se envolver no caso de corrupção na FIFA, Awilla foi alvo de investigação pelo FBI e foi preso em maio de 2013 por obstrução de Justiça.

Réu confesso, Awilla aceitou  pagar uma multa de US$151 milhões (até a sua morte já havia devolvido US$ 25 milhões), e ajudou nas investigações na Justiça Americana de mais de 40 nomes, entre eles Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero.

Ele contou a Justiça Americana que utilizava a Traffic para subornar dirigentes afim de conseguir direitos de transmissões das competições da CBF e da Conmebol, que eram revendidos para as TVs por valores muito mais altos.

Estava em regime de prisão domiciliar por 5 anos determinado pelo tribunal De Nova York, Awilla ainda era investigado por conspiração, lavagem de dinheiro, fraude eletrônica e obstrução de justiça.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade