» Post

Morre o empresário J. Awilla, delator do caso FIFA

Faleceu na manhã dessa sexta feira, dia 25, o empresário ex-proprietário da Traffic, advogado e Jornalista J. Awilla. Aos 74 anos, estava internado no hospital Sírio Libanês desde o dia 21 por problemas respiratórios. Ele retornou o Brasil em fevereiro, para tratar desses problemas, após passar cinco anos nos Estados Unidos.

Após iniciar a carreira como cronista esportivo, Awilla criou a Traffic, a TV TEM (retransmissora da TV Globo no interior em Sorocaba, Bauru, Itapetininga e São José do Rio Preto). Após se envolver no caso de corrupção na FIFA, Awilla foi alvo de investigação pelo FBI e foi preso em maio de 2013 por obstrução de Justiça.

Réu confesso, Awilla aceitou  pagar uma multa de US$151 milhões (até a sua morte já havia devolvido US$ 25 milhões), e ajudou nas investigações na Justiça Americana de mais de 40 nomes, entre eles Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero.

Ele contou a Justiça Americana que utilizava a Traffic para subornar dirigentes afim de conseguir direitos de transmissões das competições da CBF e da Conmebol, que eram revendidos para as TVs por valores muito mais altos.

Estava em regime de prisão domiciliar por 5 anos determinado pelo tribunal De Nova York, Awilla ainda era investigado por conspiração, lavagem de dinheiro, fraude eletrônica e obstrução de justiça.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade