afzh-CNenfrptes
×
Logo SimpleAds

» Post

MULHER NEGRA: outras vivencias, outras memórias, outros corpos

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Basta procurar um pouco, entre as araras de roupas e as feiras, bazares e eventos do segmento para perceber quão fértil é o terreno da moda. Temos mulheres negras criando roupas, acessórios e conceitos, o empreendedorismo está galgando espaço entre essas criadoras.

Criadoras que nos permitem outras vivências, outras memórias, outros corpos. A junção de cinco coletivos, várias criações e um desfile, discutindo a moda e a participação da mulher negra.

Frente ao desejo das criadoras dos cinco ateliês envolvidos, nesta mostra, discutiu-se a sociedade através da moda, através da coletividade feminina e fomentou-se o processo de construção criativa entre as mulheres negras.

Além de abrir espaço para a moda de forma mais democrática e inclusiva – uma vez que a mostra é proposta como homenagem ao dia 25 de julho, dia internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Cinco ateliês vão brilhar na ‘Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas’, em São Paulo

Entre os destaques do mês da mulher, ocorreu dia 09 de Março, das 20h às 22h, o pré-lançamento da quarta edição da Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres afro-latinas, no Sesc 24 de Maio. Nas três primeiras edições, cada ateliê da capital paulista trabalhou em sua própria coleção, separadamente, para um desfile único ao final.

Nesta edição, buscou-se através da união perfeita de cinco distintos ateliês, Abayomi Ateliê, África Plus Size Brasil, Candaces Moda Afro, Cynthia Mariah e Xongani, uma única coleção que expressa a conexão entre africanidade e afro-brasilidade, bem como percorrer uma trajetória que nasce em referências ancestrais até o futurismo. É preciso conversar sobre o passado dos negros, mas sem deixar de olhar para o futuro.

A fusão dos ateliês acarretou na fusão de identidade entre os coletivos que nos leva a economia criativa e nos dá recursos para o fomento de negócios duradouros e lucrativos.

A sensação de sermos fortes, no sentido fortaleza, embriaga-me de emoção diante deste time de mulheres negras: estilistas, modelistas e costureiras, das convidadas Goya Lopes, designer de superfície e artista plástica e Julia Vidal, designer de moda. Dissipação de conhecimentos através do bate-papo nos permitiu acesso às estratégias, onde “minha idéia” pode ser usada ao longo do processo para fomentar a sua ou até ser “nossa”.

Estilistas negras criaram uma coleção que propõe diálogo entre ancestralidade afro-brasileira e futurismo para o desfile que ocorreu, no dia 17 de março, a céu aberto na região central de São Paulo. Meia hora antes do início do desfile, platéia lotada,  correria tradicional, criações “voando” dos cabides, últimos ajustes e retoques no cabelo e na maquiagem, além de sorrisos nervosos.

A rua foi a passarela, território que enalteceu além da exibição nos palcos, as roupas foram feitas a partir das histórias de vida das mulheres que as vestiram.  Desencadeando um movimento contrário, buscando olhar a mulher, sua personalidade e depois a roupa. E desmitificar que modelos são apenas “cabides”,  o valor não se resume a roupa.

Quem esteve presente, pode ver o retrocesso no desfile, hoje estamos acostumados com modelos com rostos inexpressivos, sem personalidade, resumindo-se “cabides” que andam. Nesta amostra a peça virou criação, a modelo desfilante e toda a ousadia transbordou com o riso, a dança e o sorriso.A imagem pode conter: 1 pessoa

Todas as fotos deste desfile disponiveis no link abaixo, evento registrado por Vanderlei Yui.

 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1661028127267919.1073742263.100000822431657&type=1&l=f8b948b1d1

Ficha Técnica

Ateliês: Cynthia Mariah, Abayomi Ateliê, África Plus Size Brasil, Xongani e Candaces

Mediação: Manifesto Crespo

Desfilantes: Erica Malunguinho, Celynha Moreira, Ciça Costa, Li Bombom, Evelyn Daisy, Wanessa Yano, Nairobi Ayobami, Lidia Thays, Buh D’Angelo, Dalva Serra

Poetas: Joana Côrtes, Dinha, Kimani, Tatiana Nascimento

DJ: Luana Hansen

Maquiagem: Mika Safro

Costureiras e modelistas: Renata Baptista, Roseli Torres, Thata Vieira e Selma Paiva

Preparadora corporal: Janette Santiago | musicista: Adriana Aragão

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
publicidade
publicidade