O Jornal Empoderado esteve nesta terça-feira (18), na avenida Paulista, onde bancários e bancárias lançaram nas ruas e redes, a Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024, mobilização da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Juros baixos já!
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais centrais sindicais, cobraram o presidente do Banco Central, Campos Neto, sobre a elevada taxa básica de juros da economia: a taxa Selic, praticada hoje no país, que impacta negativamente no desenvolvimento econômico e na geração de empregos.
Também nesta terça-feira (18), o presidente Lula (PT), em entrevista à rádio CBN, falou sobre o Banco Central. “Só temos uma coisa desajustada neste país: é o comportamento do Banco Central. Essa é uma coisa desajustada. Presidente que tem lado político, que trabalha para prejudicar o país. Não tem explicação a taxa de juros estar como está”. Confira a entrevista na íntegra aqui.
Fala Presidenta!
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que também está entre as coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, destacou um dos eixos da Campanha Nacional Unificada: a taxa de juros, e como sua redução pode aumentar o crescimento da economia brasileira.
“Um dos eixos da nossa Campanha Nacional é a redução da taxa básica de juros, de forma que o país tenha as condições necessárias para avançar no crescimento econômico e na geração de emprego e renda. Vamos continuar denunciando a atual política de Campos Neto no BC, que alega que a queda no ritmo na redução da Selic se dá pelo aumento do emprego. Alegação esta que vai contra uma das principais missões do BC, que é colaborar para a geração de emprego no país. Para construirmos o futuro que queremos, juros mais baixos já.”
Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários.
Bancários entregam sua minuta de reivindicações à Fenaban
Nesta terça-feira (18), a Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024 entregou a minuta de reivindicações para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). No documento estão elencadas as reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho desse ano.
Calendário de negociações
Na próxima semana serão iniciadas as negociações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024, de acordo com o calendário abaixo:
- Junho: no dia 26
- Julho: nos dias 02, 11, 19 e 25
- Agosto: nos dias 6, 13, 20 e 27
Para mais informações, acesse o site do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso