Pesquisar
Close this search box.

» Post

MANO PELÉ É HOMENAGEADO NO FESTIVAL RUA RAP DE RAIZ!

Ativista da cena Hip Hop, Mano Pelé é celebrado pela sua trajetória no rap e no samba rock

Neste sábado (23), o Jornal Empoderado esteve na Arena Bela Vista, que fica na região central da cidade de São Paulo, para conferir os shows em homenagem ao mano Pelé, falecido recentemente.

Arena Bela Vista

A Arena Bela Vista é uma quadra esportiva localizada no viaduto Júlio de Mesquita Filho, que fica no bairro da Bela Vista, e, desde 2016, conta com várias atividades em seu entorno Esse projeto social foi criado pelo Antônio Carlos Pereira Lima Júnior.

Além do projeto esportivo, tem um espaço de teatro popular dirigido pelo diretor teatral, dramaturgo e teatro-educador, Marcelo Soler.

Homenagem ao Mano Pelé

O festival RUA RAP DE RAIZ foi realizado e organizado pelos amigos Junior, Celinha, Naves e Jamaica, com apoio da Uneafro e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Da esquerda para a direita: Junior, Dj Naves, Celinha Moreira e Jamaica.

O festival contou com a presença dos artistas: DJ Naves, DJ Voodoo, Nego Bingo, Ryam Beatz, Carlos Avonts, Rafro Ugodzila, Guá, Pazsado, DJ Roger Hébano e James Lino, DJ Pricila Groove, Marcelo Negão, Xhuru No Rap, Rúbia (RPW), Jô Maloupas & Negotinho, Costa Alves, Mana Bela e Phantom DK.

Nas palavras dos organizadores: “Esses talentos darão vida ao palco e fortalecerão a memória de Pelé através de performances vibrantes e cheias de significado. O nome do festival remete ao EP “Rua Rap de Raiz”, que Pelé sempre prometia gravar e que se tornou um meme entre amigos. Este ano, essa ideia se concretiza em um festival com apoio do Sindicato dos Bancários, Uneafro Brasil e Arena Bela Vista.”

Mano Pelé: Pilar da Cultura Preta

Alberto Braga, conhecido como Mano Pelé, foi muito mais que um entusiasta: sua presença nos eventos de rap e samba rock e seu trabalho incansável na divulgação de artistas foram essenciais. Sua energia e dedicação continuam inspirando todos ao redor. Ele faleceu este ano, no dia 4 de abril.

Este primeiro Festival Rua Rap de Raiz, realizado no mês do aniversário de Mano Pelé, é um espaço para celebrar sua vida, com cada atração e cada batida honrando seu legado para a cultura preta, um tributo que será realizado anualmente.

Da esquerda para a direita: Mano Pelé e Jamaica

Cartilha DEScontruindo o Racismo

Durante o festival, Jamaica distruibuiu a cartilha Desconstruindo o Racismo, organizada pelo Sindicato dos Bancários nesse ando o mês da Consciência Negra. O material abora leis, a história de luta do povo negro e especialmente “falas e expressões racistas” que são normalizadas no dia a dia.

Conheça mais sobre o Jamaica: “Regis Ferraz, mais conhecido como Jamaica, é militante do movimento negro, arte-educador e músico. Com uma trajetória marcada pelo engajamento cultural e social, atua na assessoria do Sindicato dos Bancários, onde reforça sua dedicação às causas de justiça e igualdade. Sua experiência inclui a criação e participação em projetos que valorizam a cultura afro-brasileira, com destaque para o samba rock e o fortalecimento de iniciativas voltadas às comunidades marginalizadas.”

Nota: Nossos agradecimentos ao Jamaica e ao Sindicato dos Bancários.

Texto e imagens: Anderson Moraes

Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade