» Post

Literatura Afro fantástica em foco

A escritora Simone Botelho, colunista  do Jornal Empoderado, nesse mês de setembro , nos trás uma matéria imperdível, explicando o que é a   literatura afro fantástica e comenta sobre algumas obras do autor  Marcos Cajé.

A literatura Afro fantástica, está em foco na nossa análise esse mês e o autor Marcos Cajé representa muito bem esse estilo de literatura, seus livros afro fantásticos proporcionam bem a linguagem desta escrita, transitando entre o místico e a ancestralidade para compor elementos de sua narrativa.

Eu como escritora e leitora fiquei encantada quando ouvi esse termo proferido pelo autor em questão e corri para me aprofundar sobre o assunto.

Para entendermos melhor é importante saber que a literatura afro fantástica provém da literatura  fantástica, que  traz elementos que opõem-se a ideia de realidade única, pois apresenta fatos ou personagens além do imaginário comum.
É um MIX de acontecimentos surpreendentes em universo paralelo ou real, que pode trazer na narrativa emoções diversas e complexas.
A literatura fantástica, aguça o imaginário, pois é surpreendente, sendo difícil de prever todos os acontecimentos futuros da história apresentada , por conter  à fantasia, este tipo de escrita pode despertar a reflexão e curiosidade quando vêem  acompanhada de informação, criticidade ou algum ensinamento, portanto essa narrativa pode trazer à tona esferas temáticas ou assuntos contemporâneos como: Tecnologia, desigualdade, opressão, tristeza e outros .
Essa leitura tem boa conversação com o público  infanto juvenil e os jovens , pois a possibilidade de poderes especiais sempre cativou esses leitores.
Nesta literatura tem todos esses elementos acrescido do protagonismo negro, os personagens centrais podem ser apresentados com características especiais como: Guerreiros, guerreiras,princesas, príncipes ,heróis ,vilões ou seres comuns, mas com um ato ou fato diferenciado, que remeta a magia ou poderes sobrenaturais .

Apresentação do autor:

 

“Sou Marcos Cajé, Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo.

Escritor das obra: Afro contos: Ler e ouvir para transformar; Igbo e as princesas; Amali e sua história; Zula a guerreira, Ara o menino trovão. ”Tenho vários artigos publicados em revistas acadêmicas. Meus livros são de gênero literário de contos, onde busco o brio da cultura afro-brasileira, fortalecendo através da ficção novas possibilidades para o combate ao racismo! Eles são infanto-juvenil e  possibilitam aos leitores um mundo de cores, saberes e resiliência.

Grato!”

Instagran:@marcoscaje8

 

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade