» Post

Lewa D’oxum lança clipe que reforça ancestralidade como fortaleza cultural e espiritual

“Uma poesia falada dentro de um instrumental”. É assim que a artista baiana, Lewa D’Oxum, começa explicando seu novo trabalho, o “777 – Tô cultivando Aiyê pra manter o Ori em dia”, que será lançado nesta sexta-feira (7), às 18h, em seu canal no YouTube e redes sociais. Mostrando ancestralidade como a fortaleza espiritual, a composição tem o objetivo de transmitir que Exu é a extensão das vontades, ações e comportamentos humanos.

Motivada pela necessidade de se reinventar, principalmente no atual momento, onde as consequências da pandemia afetou diretamente o meio cultural, Lewa se inspirou no na energia desse Orixá para um novo começo.  “Exu é o começo de tudo, então nada melhor do que se reestruturar com ele na frente”, frisa.

 

A cantora que já dividiu palco com grandes artistas como Maria Gadu e Preta Rara e cantou em grandes Festivais Internacionais como o “Ella – Mulheres Latina Americanas”, em La Plata – Argentina, começou a cantar aos 17 anos e logo após utilizou de poesias para expressar melhor as suas composições. Formada em Violão, musicalização, teatro e percussão, pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART), iniciou seu trabalho batalhando em rodas de rimas na cidade de Macaé-RJ e foi o pontapé para gravar músicas e clipes de autorias próprias. 

Trazendo um trabalho um pouco diferenciado de sua vertente, que é o Trap, desta vez ao invés de ser uma letra cantada, a artista utilizou de sua experiência adquirida nas batalhas de rima para compor o trabalho com uma letra recitada, onde levanta questionamentos como o apagamento da cultura e das religiões de matriz africana. Para ela, “Exu é o principal guardião da história preta deste país, reconhecer isso, é reconhecer ancestralidade. Ele é a força que guia minha caminhada e que rege minha intuições”. 

Com esse trabalho Lewa busca mostrar que Exu é a extensão das vontades, ações e comportamentos humanos. “É necessário entender a ancestralidade como a fortaleza espiritual que temos em um país que não nos enxerga a nós, negros, por dentro. Que anula nossa cultura, nossas particularidades e nossa pluralidade. Por pra fora esse guardião que sempre esteve em nossa história, é não aceitar que sejamos só mais um corpo preto”, conclui.

O trabalho será lançado em seu canal no YouTube: Lewa D’Oxum, link: https://www.youtube.com/channel/UCTIBaUPbbp3kjZBNErunPQA. Conheça mais sobre a artista em suas redes sociais: @lewadoxum  

 
 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade