» Post

Lealdade ao mestre – Parabéns, Frei David!

Simples no trato, cirúrgico e combativo quando o assunto é dar voz ao povo negro. Nascido em 17 de outubro de 1952, em Vila Velha/ES. Ali em terras banhadas por três pontes e lindas praias, trouxe o carisma e a gentileza deste povo tão receptivo.  Este é o Frei David Raimundo Santos, ou somente Frei David.

Nasceu Frei ou Frei nasceu militante? Perguntas que as respostas podem ser analisadas por sua profícua história de militância pela educação. Preside a Rede de Cursinhos a Educafro, que dá oportunidade a jovens oriundos de escola pública e sem muitas vezes perspectivas de vida. Mas que possam não mais sonhar e sim projetar com um futuro dentro de uma Universidade.

Um líder na acepção da palavra, mantem com a calma de um Frei as palavras que orientam os jovens que ali na Educafro vão buscar ajuda para ingressarem na faculdade da mesma forma que cirurgicamente e combativamente luta em prol das cotas e demandas do povo negro. Frei faz o enfrentamento para que sejam aprovadas políticas públicas que contemplem o povo negro e de periferia.

Sua formação religiosa sacerdotal foi cursando Teologia e Filosofia, no estado do Rio de Janeiro, em Petrópolis. Ali esteve próximo dos ensinamentos  das Teologia da Libertação.

O que é a Teologia da Libertação?

É um movimento apartidário que engloba várias correntes de pensamento interpretando os ensinamentos de Jesus Cristo como libertadores de injustas condições sociais, políticas e econômicas. Ela nasceu nos idos da década de 60 e tem como um dos seus expoentes Alexandre Boff, que luta pela e em prol da libertação, dos oprimidos, dos pobres e injustiçados. Ou como escreveu Fiodor Dostoievski:

“Todo o progresso do mundo não vale o choro de uma criança faminta”.

Essa visão de uma igreja mais próxima do povo e para o povo fez com que Frei David esteja há mais de 16 anos na luta e conscientização dos excluídos e invisíveis negros.

Educafro nasce da ideia de incluir jovens negros (as) em universidades principalmente públicas. Assim, as bases para a construção desse projeto passa por quatro pilares:

  • Ter pessoas insatisfeitas com a exclusão dos negros (as) da faculdades (públicas);
  • Encontrar espaços para estas aulas, sejam sindicatos, igrejas, centro de candomblé, igrejas evangélicas, entidades, etc.;
  • Busca por professores voluntários;
  • Divulgar e captar alunos.

Estima-se que mais de 30mil pessoas oriundas de escolas públicas adentraram em universidades públicas, o Prouni e Faculdades populares com bolsa de estudos. Só na PUC-Rio mais de 1500 alunos pobres e negros.

“Cotas derrubaram as máscaras das Universidades Públicas Brasileiras”

Essa frase de Frei David é para expor que hoje existem mais de dois mil cursinhos pré-vestibulares que estão ligados institucionalmente à Educafro, com os mais diversos nomes. Em suma, a semente da Educafro foi plantada e está sendo distribuída.

Esse é um breve relato da história deste ser humano ímpar, que aprendeu primeiro a servir. E, por isso, no dia de hoje ganhou de seus alunos e colaboradores uma festa surpresa para comemorar seus 65 anos de vida, na sede da Educafro. Mais que uma celebração de mais um ano de vida, é um momento onde seus “eternos alunos” dizem: “Parabéns Frei e muito obrigado por tudo”.

Comemoração feita por Marcos Reis, 20, Andrea Oliveira, 36, Ivone Ribeiro, 67, Antônio Salumbongo, 24,  Rildo Santos, 37, Gabriel Oliveira, 29, Gerson Lucemo, 28 e Edvaime Guimaraes, 28 entre outras(os) alunas(os) e colaboradores(as).

Confira essa comemoração nas imagens de Marcos Reis:

20171012_214100[1] IMG-20171013-WA0008[1]

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade