Ontem (07/07), na região de Itapecerica da Serra/SP, na APEOESP, aconteceu o lançamento da Pré-candidatura de Kátia Trindade para Deputada Federal, pelo PSOL.
Muitas vezes foi repetido que quem ali estava era por vontade própria e por acreditaram e conhecerem a historia de Katia na educação e sua luta para melhores condições para á população negra.
Foi uma pré-campanha que contou com moradores locais, e quem fez fala destacou que Katia tem historia e experiencia suficiente para ser Deputada Estadual.
Kátia gentilmente enviou ao JE um pouco sobre ela e sua campanha:
“Sou funcionária pública, mas atuo no campo da produção cultural e milita no Movimento Negro e no Movimento de Mulheres Negra. Sou fundadora do Fórum Permanente de Combate ao Racismo de Itapecerica da Serra. Também sou membro do MNU- Movimento Negro Unificado e filiada ao PSOL.
Fui a primeira Coordenadora de Igualdade Racial do município e fundadora do CONEGRO – Conselho Municipal do Negro de Itapecerica da Serra.
Atuei na Secretaria de Cultura por 12 anos no Departamento de Ação e Difusão Cultural e fui a primeira mulher negra a assumir a Secretaria de Cultura da Cidade.
Tenho 4 filhos, e sou filha de Liberto Solano Trindade e embaixador do Samba Paulista e de Benedicta Trindade (in memorian), neta do poeta negro da resistência Solano Trindade e sobrinha de Raquel Trindade (in memorian) de Embu das Artes.
Criei e coordenei juntamente com Celso Fonseca e Guilherme Gribler o projeto: “MULHERES NEGRAS -CULTURA E PROTAGONISMO”, que tem como foco uma exposição fotográfica itinerante que já percorreu diversos municípios do Estado de São Paulo. Esse projeto visa empoderar as crianças, jovens e mulheres negras e não negras, como ferramenta para se discutir o racismo, homofobia, feminismo e intolerância religiosa, educação, saúde da população negra em nas escolas, sauraus, Ons’s e instituições diversas.
O que se propões aqui é um mandato coletivo e com participação popular e feminina”
https://youtu.be/64j19JE_CDg