Pesquisar
Close this search box.

» Post

Lançamento da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa

Aconteceu na noite do dia 8/05 (quarta-feira), no espaço Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo o Lançamento da “Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.”.

Compunham a mesa: Leci Brandão (PC do B) que preside a Frente Parlamentar; Érica Malunguinho e Co-deputada Chirley Pankarada, da Bancada Ativista (ambas do PSOL) que compartilham a vice-presidência e Nayara de Deus, assessora de comunicação da deputada Marina Medeiros Helou (REDE).

Rozina Conceição de Jesus, da assessoria da Dep. Leci Brandão, apresentou as atividades da noite. A assessora lembrou que o “Termo de adesão” da Frente foi assinado por 42 deputados e deputadas de variados partidos. O Termo tem como objetivo realizar seminários, rodas de conversas e debates nas regiões e periferias do estado. Também intenta desenvolver ações e subsidiar projetos de leis voltados para superação do racismo contra os povos indígenas e comunidades tradicionais. Rozina anunciou a apresentação do plano de trabalho da Frente, que estará aberto a participação popular.

As reuniões das assessorias dos parlamentares que compõem a Frente acontecerão *toda segunda feira do mês, no período da tarde, neste parlamento (ALESP/Assembleia). E as reuniões da Frente com as organizações sociais e as instituições públicas, conselhos municipais e estaduais, coletivos e ONGs serão todas as quintas feiras do mês neste parlamento (ALESP), no final da tarde (18h00).

Essa parte em negrito está muito confusa, parece que acontecerão 8 reuniões no mês ou mensalmente. É isso mesmo? Ou será na primeira, segunda ou sei la qual segunda e quinta feira do mês?

Rozina encerrou destacando que a Frente só cumprirá seu papel se a sociedade civil estiver presente. Ou seja, movimentos, grupos, coletivos diversos, ancorados na luta antirracista, serão bem-vindos. Logo na primeira reunião, após o lançamento, será fechado um plano de trabalho.

Os trabalhos serão divididos em sete eixos temáticos:
• Mulheres Negras
• População Indígena e comunidades tradicionais
• Racismo Religioso
• Trabalho e empreendedorismo
• Violência institucional
• Saúde
• Educação

Ao abrir os trabalhos foram convidados religiosos e religiosas de matrizes africanas e dos povos tradicionais a cantarem, a fim de limpar os caminhos de uma casa que ainda é presa a valores conservadores e que precisa aprender a aceitar em seus corredores a diversidade religiosa, étnica e de gênero.

A primeira a fala r foi a Dep. Leci Brandao com sua força, vitalidade e carisma, que foram renovados com a chegada de Erica Malunguinho e da Bancada Ativista. Juntas na luta por um país mais justo e respeitoso.

Leci, com alegria, disse que em seu terceiro mandato a Assembleia Legislativa terá que aturar esta “Quadrilha de Mulheres, do bem” que vieram para trabalhar, criar acessos e lutar por justiça.
Em seguida foi a vez de Erica Malunguinho, que discursou eloquentemente. Chirley voltou ao tom alegre, em defesa dos povos indígenas. Nayara, que representou a parlamentar Marina Helou, foi a última a falar.

Realização: Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)
Presidente: Deputada Leci Brandão (PCdoB)
Vice-presidente: Deputada Erica Malunguinho (PSOL) e Mandata Bancada Ativista (PSOL)
Apoio: PCdoB, PSOL, PT, PDT, REDE, PRB, PSB, PTB, AVANTE, PSL, PSDB, PODEMOS, DEM,PR, PP, MDB, PPS SOS Racismo

Revisão: Anna Brisola

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade