» Post

Lançamento da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa

Aconteceu na noite do dia 8/05 (quarta-feira), no espaço Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo o Lançamento da “Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.”.

Compunham a mesa: Leci Brandão (PC do B) que preside a Frente Parlamentar; Érica Malunguinho e Co-deputada Chirley Pankarada, da Bancada Ativista (ambas do PSOL) que compartilham a vice-presidência e Nayara de Deus, assessora de comunicação da deputada Marina Medeiros Helou (REDE).

Rozina Conceição de Jesus, da assessoria da Dep. Leci Brandão, apresentou as atividades da noite. A assessora lembrou que o “Termo de adesão” da Frente foi assinado por 42 deputados e deputadas de variados partidos. O Termo tem como objetivo realizar seminários, rodas de conversas e debates nas regiões e periferias do estado. Também intenta desenvolver ações e subsidiar projetos de leis voltados para superação do racismo contra os povos indígenas e comunidades tradicionais. Rozina anunciou a apresentação do plano de trabalho da Frente, que estará aberto a participação popular.

As reuniões das assessorias dos parlamentares que compõem a Frente acontecerão *toda segunda feira do mês, no período da tarde, neste parlamento (ALESP/Assembleia). E as reuniões da Frente com as organizações sociais e as instituições públicas, conselhos municipais e estaduais, coletivos e ONGs serão todas as quintas feiras do mês neste parlamento (ALESP), no final da tarde (18h00).

Essa parte em negrito está muito confusa, parece que acontecerão 8 reuniões no mês ou mensalmente. É isso mesmo? Ou será na primeira, segunda ou sei la qual segunda e quinta feira do mês?

Rozina encerrou destacando que a Frente só cumprirá seu papel se a sociedade civil estiver presente. Ou seja, movimentos, grupos, coletivos diversos, ancorados na luta antirracista, serão bem-vindos. Logo na primeira reunião, após o lançamento, será fechado um plano de trabalho.

Os trabalhos serão divididos em sete eixos temáticos:
• Mulheres Negras
• População Indígena e comunidades tradicionais
• Racismo Religioso
• Trabalho e empreendedorismo
• Violência institucional
• Saúde
• Educação

Ao abrir os trabalhos foram convidados religiosos e religiosas de matrizes africanas e dos povos tradicionais a cantarem, a fim de limpar os caminhos de uma casa que ainda é presa a valores conservadores e que precisa aprender a aceitar em seus corredores a diversidade religiosa, étnica e de gênero.

A primeira a fala r foi a Dep. Leci Brandao com sua força, vitalidade e carisma, que foram renovados com a chegada de Erica Malunguinho e da Bancada Ativista. Juntas na luta por um país mais justo e respeitoso.

Leci, com alegria, disse que em seu terceiro mandato a Assembleia Legislativa terá que aturar esta “Quadrilha de Mulheres, do bem” que vieram para trabalhar, criar acessos e lutar por justiça.
Em seguida foi a vez de Erica Malunguinho, que discursou eloquentemente. Chirley voltou ao tom alegre, em defesa dos povos indígenas. Nayara, que representou a parlamentar Marina Helou, foi a última a falar.

Realização: Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)
Presidente: Deputada Leci Brandão (PCdoB)
Vice-presidente: Deputada Erica Malunguinho (PSOL) e Mandata Bancada Ativista (PSOL)
Apoio: PCdoB, PSOL, PT, PDT, REDE, PRB, PSB, PTB, AVANTE, PSL, PSDB, PODEMOS, DEM,PR, PP, MDB, PPS SOS Racismo

Revisão: Anna Brisola

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade