Nos próximos dias 15,16 e 17 de abril, acontece a Expo Favela 2022, uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O intuito do evento é promover o encontro entre a periferia e o asfalto, incentivando o empreendedorismo, e proporcionando conexões entre investidores e empreendedores de comunidades. Outra proposta interessante é estimular o crescimento econômico de ambas as partes, além do networking e a apresentação de ideias e ações voltadas para as favelas.
O idealizador do evento é Celso Athayde, nascido na baixada fluminense e criado na Favela do Sapo, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele é fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e da Favela Holding, grupo de mais de 20 empresas voltadas para negócios sociais, onde é CEO.
A agenda dos três dias estão repletas de palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país.
Leia também
CEO do Favela Holding lança a Black & Black, primeira rede social indicada para o público negro
Alguns nomes de peso marcam presença, como KondZilla, Emicida, Luciano Huck, Luiza Trajano, João (ex-BBB 2021), entre outras personalidades do empreendedorismo, jornalismo, arte e mídia de forma geral.
O Presidente da CUFA, Preto Zezé, afirmou ao J.E. que esse é “o melhor momento para se construir uma agenda comum de desensolvimento entre asfalto e e empreendedores da favela”. Anna Karla Pereira, co-fundadora do Frente Favela Brasil, ressaltou que o evento é um marco na mudança da narrativa sobre Favela no país e citou a quarentena pela crise sanitária da Covid-19, como um momento de superação e resistência. “Depois de quase três anos de pandemia, onde a própria favela teve que buscar alternativa para o caos, criando centenas de ações contra a fome e pela proteção da vida, esse evento vem visibilizar a tecnologia social, expertise e capacidade de entregar resultados que esse território é capaz. Para além dos estigmas de violência construídos sobre esse território, existe um mundo real onde tem um povo que produz riqueza econômica e de saberes anscestrais e de bem viver que serão vistos na Expo Favela”, concluiu.
Já para o sociólogo e Presidente da Anatorg (Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil), Alex Minduim, a Expo Favela será o “maior marco – e mais inspirador-, da América Latina. Uma prova real de diálogo e ação pra reduzir as diferenças socioeconômicas presentes na economia de mercado brasileira”.
Empoderado e a Expo
A equipe do Jornal Empoderado desembarca no bairro Brooklin Novo, onde acontece o evento, para mostrar tudo para vocês em nosso site e redes sociais. Essa oportunidade significa muito para todos nós e é a realização de anos de batalhas e conquistas ao lado dos nossos.
“O Jornal Empoderado estará na Expo Favela 2022 para dar visibilidade e abraçar os rostinhos pretos que estarão presentes, que são o nosso povo!”- Anderson Moraes, fundador e coordenador do Jornal Empoderado.
Nós do JE acreditamos no potencial transformador que parte da periferia. Nossas comunidades sempre foram símbolo de criatividade e resistência, e acreditamos que iniciativas como a Expo Favela provam que, na periferia, a conquista se dá em comunidade. Vamos juntos!
*Por Karol Bueno e Mariana Aparecida / edição final de Ingrid Mariano
Foto: Expo Favela/Reprodução
Uma resposta