Pesquisar
Close this search box.

» Post

Jornal Empoderado na ExpoFavela 2023!

O público da ExpoFavela foi composto em sua maioria por pessoas da favela, periferia, indígenas e invisíveis. Já as pessoas não negras que passeavam pelos “becos” aproveitavam para conhecer mais a cultura negra e periférica através dos estandes e palestras. A ExpoFavela se mostra um espaço único e potente para mostrar toda a capacidade criativa e de negócios das favelas/comunidades/aldeias/quebradas.

O Jornal Empoderado esteve na Expo Favela Innovation São Paulo 2023 nos dias 17, 18 e 19 de março. A feira foi organizada pela Favela Holding com parceira social da Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela. Ela aconteceu no World Trade Center São Paulo (WTC-SP).

O evento mostrou na sua segunda edição que a periferia tem muita potência e criatividade. Cada conversa com empreendedores (as) é um mundo de possibilidade que se abre. Estandes repletos de energia, amor e soluções criativas. A equipe do JE esteve nos três dias acompanhando e dando visibilidade para quem mais precisa: pessoas negras, periféricas, indígenas e lgbtqiapn+.

Empreendedora do ramo de reciclagem

Os Top 10

Na Arena Golden, onde as atrações foram apresentadas por por Elaine Caccavo, CEO da InFavela, e Anderson Quack, fundador da CUFA, foram escolhidos, entre os mais de 500 expositores, o Top 10 empreendedores da Expo Favela Innovation São Paulo 2023. Eles irão participar da Expo Favela Innovation Nacional, no fim do ano, também em São Paulo, e vão receber treinamento e mentoria na Escola de Negócios da Favela,  que é uma parceria da CUFA com a Fundação Dom Cabral, que fez a curadoria e a escolha desse top 10.

Esses foram os Top 10 expositores da ExpoFavela 2023!

Passaram no palco do teatro do WTC grandes nomes empreendedorismo, da cultura, da inovação e do entretenimento como MV Bill, Ministro Silvio Almeida (No nosso instagram tem o appo que fizemos com o professor e ministro Silvio), Rincon Sapiência, Wilson Simoninha, Pedro Augusto Cazé, Ana Carolina Almeida, Fabio Coelho, Carola Matarazzo, Igor 3K, entre outros.

“A Expo Favela Innovation São Paulo 2023 foi melhor do que o esperado. Vivemos momentos incríveis, até nós mesmos fomos muito impactados. Tenho certeza que quem passou por aqui, no final de semana, também”, disse Celso Athayde, idealizador da ExpoFavela. “Além, claro, de termos proporcionado o encontro da favela e o asfalto, de maneira ímpar e sempre com o viés empreendedor”, concluiu.

Celso Athayde, CEO da Favela Holding

Um papo com Celso Athayde

JE – Qual foi o público de evento nos três dias de evento e qual foi a rotatividade?
Tivemos um público rotativo de mais de 10 mil pessoas por dia, que tenho certeza que se encantaram e ficaram impactadas positivamente com tudo o que viram no Complexo do World Trade Center. Além das palestras, exposições e ativações, escutei feedbacks muito positivos, de amigos e até de quem eu não conhecia, sobre o atendimento e os serviços. Todos falaram que foram muito bem atendidos pelos funcionários que estavam colaborando no evento. De acordo com as pessoas que conversei, elas foram atendidas sempre à base de um sorriso no rosto.

JE – Qual o perfil do público nessa edição? foram todos pagantes? Como garantir esse sucesso de público no evento?
Como todos sabem, a Expo Favela Innovation é realizada pela Favela Holding, produzida pela InFavela e tem parceria social da Central Única das Favelas, a CUFA. E a atuação que a CUFA tem nesses territórios é ímpar. Com isso, lideranças da instituição do estado de São Paulo, e até de outros lugares, mobilizaram os seus, e nos proporcionaram a incrível média de 200 ônibus lotados por dia, desembarcando WTC, totalizando um público diário de 9 mil pessoas, só com convidados das CUFAs, logo não pagantes, e pretos e favelados, que puderam desfrutar de tudo o que uma grande feira oferece. Esse movimento foi preponderante para que cumpríssemos o maior objetivo do evento: conectar favela e asfalto de maneira única.

JE – Na sua visão, como a Expo busca se diferenciar de outros grandes eventos?
Entender que todos são parte do evento. Não adianta a gente trazer o maior empresário do mundo pra fazer uma conferência, se quem estiver trabalhando na entrada do receptivo não estiver feliz e motivado. Fazemos reuniões e colocamos que todos são parte do ecossistema, o que faz com que todos se sintam pertencentes ao evento, proporcionando uma experiência única a quem visita a feira. Só pra citar um exemplo, fizemos um contrato com uma empresa de serviços de limpezas, onde pagamos aos terceirizados o que se pratica no mercado. Mas colocamos que se fizessem um bom serviço, receberiam um bônus. E, assim, receberiam um valor acima do praticado no mercado. Como ficamos muito satisfeitos com o trabalho deles, pagamos o bônus, neste domingo!

O Complexo do WTC recebeu um grande público, com uma média de 200 ônibus por dia, mobilizados, em sua maioria, pelas lideranças da CUFA.

“Fizemos um evento praticamente para convidados. Cerca de 200 ônibus lotados desembarcaram no World Trade Center diariamente, a convite da CUFA”, disse Fábio Amarante, produtor executivo da Expo Favela Innovation São Paulo. “Uma pequena parte do público foi de pagantes, que inclusive teve a opção de decidir quanto queria pagar. Mas a grande massa era de convidados do asfalto e da favela, que puderam trocar e se conectar, cumprindo o objetivo maior da Expo Favela Innovation. Saindo, assim, satisfeitos com o que vivenciaram no complexo do WTC”, concluiu.

“Uma oportunidade única de divulgar a atuação do SESI e do SENAI tanto para outras organizações que também estão preocupadas com a situação do país, como para milhares de pessoas que precisam ter acesso às novas propostas e ferramentas educacionais”, avalia o gerente de Educação Básica do Serviço Social da Indústria (SESI), Leonardo Lapa.

Novas edições

A Expo Favela Innovation terá edições em diversos estados do Brasil. Uma delas será no Rio de Janeiro, nos dias 29, 30 e 31 de julho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. E, como já dito, no final do ano, a feira volta para São Paulo, para realizar a sua grande edição nacional.

Fotos: Ina Henrique, Natalia Leles, Paloma Amorim, Anderson Moraes e Max Mu.

Texto: Anderson Moraes e Bruno Vater.

Nota: Agradecimento especial a toda equipe do Jornal Empoderado, CUFA, Favela Holding e todas as pessoas que trabalharam nesse gigante evento limpando, fazendo a segurança, atendendo… Obrigado pelo carinho!

Nota 2: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade