afzh-CNenfrptes
×
Logo SimpleAds

» Post

Iniciativa de Movimentos Sociais criam o Fórum Estadual de Acompanhamento do Orçamento Público do Estado de São Paulo.

No dia 29 de novembro, vários veículos de imprensa noticiaram que pacientes tem desmaiado nos postos de saúde, o diagnóstico: A FOME.

Mas afinal qual a importância de defender a destinação dos recursos públicos para as periferias?

Foi este cenário que motivou ativistas a realizar encontros temáticos para debater o orçamento estadual de São Paulo e protocolar na comissão de orçamento propostas de destinação do orçamento para população periférica.

A constituição de 1988 garante a participação popular e controle social como fiel da balança para a efetivação de um Estado Democrático de Direito. Na prática, essa participação está muito aquém e se encontra bastante fragilizada. A discussão e planejamento do orçamento com formatos nada inclusivos e superficiais afastam a população de modo geral.

Exemplo disso são as audiências públicas realizadas pelas Secretarias de Gestão e Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) que alcançaram 1028 pessoas num universo de 33 milhões de eleitores. “O orçamento público deve ser exaurido o máximo possível e isso só se dá com a efetiva participação popular.”, afirma Jesus dos Santos, coordenador do Gabinete 95.

A proposta consiste na criação de um espaço onde movimentos sociais, entidades de classe e população possam analisar, discutir e propor alterações ao texto de lei que propõe o orçamento anual. O objetivo é apresentar à ALESP propostas de emendas ao orçamento elaboradas pela sociedade civil. “Trata-se uma inovação política com finalidade de dar voz ao povo e quem atua de verdade na erradicação das desigualdades sociais. É uma forma de combater os lobistas empresariais e conchavos entre os partidos dentro do Parlamento, quase sempre em prejuízo à população carente.”.

A tradição da política institucional criou um ambiente elitista e com vícios onde as problemáticas sociais não são enfrentadas com políticas públicas eficazes. “O cumprimento dos acordos que preveem a erradicação das desigualdades raciais, como a Conferência de Durban 2001 (que o Brasil é signatário) e o Pacto Farol de Combate ao Racismo Estrutural devem ser prioridades”

*Fazem parte da iniciativa as entidades Gabinete 95, SOS Racismo, Rede Brasil Afroenpreendedor – Reafro, Câmara de Comércio Brasil – África , Câmara do empreendedorismo Negro – CCISEN , Coletivo Periferia é o Centro , Frente Nacional Antirracista, Frente Favela Brasil, Movimento DNA Africano,  Instituto Awure, Coletivo Diálogos Afrurbanos ,    RBdC, , Movimento de Moradia Vermelho para lutar, AproFe , Movimento Comunitário Trabalhista- MCT-SP  , FACESP,  ativistas da cultura, saúde, educação, segurança pública e direitos humanos.*   

Serviços:

Lançamento Fórum Estadual das periferias de acompanhamento ao Orçamento

Público do Estado de São Paulo

Data: 30/11/2021

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Primeiro andar, Sala 160.

Horário: 17h00                                                                                  

Jesusmandataativista@gmail.com

Por Gustavo Xavier e Marta Costta

O texto é de responsabilidade do (s) autor (s) e não reflete, necessariamwente, a opnião do Jornal Empoderado.

 
Foto de capa e do Jesus dos Santos: Orçamento para as periferias, por Kátia Reis.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
publicidade
publicidade