Pesquisar
Close this search box.

» Post

IBGE muda a denominação de Aglomerados Subnormais para Favelas e Comunidades Urbanas

Após a parceria “Favela no Mapa” com CUFA e Data Favela, a alteração da nomenclatura é um mais um passo em direção à inclusão destes territórios

São Paulo, 23 de janeiro de 2024 – Após a parceria “Favela no Mapa” com CUFA e Data Favela para a conclusão do censo, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia a alteração de nomenclatura de Aglomerado Subnormal, usado desde o final da década de 1980, para Favelas e Comunidades urbanas, para se referir às favelas brasileiras. No projeto “Favela no Mapa”, as entidades ajudaram a abrir portas para o trabalho de recenseadores em diferentes regiões do país, com o objetivo de reduzir o percentual de domicílios que não tinham respondido à operação censitária em comunidades. Nesses locais, além de ausência e recusa, havia outros problemas como omissão de domicílios (de fundos ou na laje) e dificuldades de acesso.

A mudança de denominação é um marco histórico para a sociedade e, principalmente para as pessoas que vivem nestes territórios por ajudar a derrubar os estigmas negativos associados ao termo favela, facilitando a mobilidade social e diminuindo os preconceitos ao redor da palavra.

A necessidade de olhar para as favelas, coloca-la no mapa e no radar do poder público e, acima de tudo entender a complexidade das suas carências, mas também toda a resiliência, diversidade e potências, motivou CUFA e o Data Favela a proporem a parceria com o IBGE, para que esses territórios saíssem da invisibilidade. A partir desta parceria, no projeto chamado Favela no Mapa, foi possível compreender que a denominação de aglomerados subnormais posicionava esses locais e, por consequência, os seus moradores, em condição de inferioridade e desvantagem social.

“O Favela no Mapa contribuiu com a apuração de dados para balizar políticas públicas com base nas demandas específicas do território. Dados estes que são fundamentais para que essas políticas sejam eficientes e duradouras. A alteração da nomenclatura é mais um passo em direção ao fim da invisibilidade destes territórios” explica Preto Zezé, conselheiro da CUFA.

A CUFA, criada há mais de 25 anos e presente em mais de 5 mil favelas em todos o território nacional, trabalha incessantemente desde o início em projetos que oportunizem ao máximo o potencial das favelas. Seja por meio de projetos focados em esporte e cultura, como os que capacitam, desenvolvem e dão protagonismo para todo o potencial de realização, empreendedorismo e de consumo de seus moradores.

“Sempre falei que “favela não é carência, favela é potência”, essa afirmação é para desconstruir a visão estereotipada das favelas como lugares de pobreza, violência e criminalidade. As favelas são, na verdade, espaços de resistência, cultura e criatividade. O reconhecimento das favelas pelo IBGE é um passo importante para a afirmação dessa visão. Visão essa que a CUFA já vem trazendo em todas as comunicações há mais de 20 anos. Somos os pioneiros em promover o maior campeonato de futebol do mundo entre as favelas, com a Taça das Favelas, saímos na frente e criamos o Dia da Favela, criamos a primeira feira de negócios do mundo com a Expo Favela. Com esse passo, o IBGE está contribuindo para que as favelas sejam vistas como parte integrante da sociedade brasileira” diz Celso Athayde, fundador da CUFA, Favela Holding e co-idealizador do movimento Favela no Mapa.

“O reconhecimento das favelas pelo IBGE é um marco histórico para a população brasileira. É um reconhecimento da existência das favelas, da nossa força, da nossa potência”, completa Kalyne Lima, presidente da CUFA Brasil.
“A parceria do IBGE com a Central Única das Favelas (CUFA) e o Data Favela, foi um passo fundamental para garantir que as favelas fossem recenseadas de forma precisa e que os dados coletados fossem mais representativos da realidade brasileira. Após contribuir para o fim da sub-representação do território nos números oficiais, a iniciativa “Favela no Mapa” continuou para por fim na nomenclatura que subjulgava os moradores da favela.
A parceria que colocou os números da favela no Mapa, agora coloca o nome favela nas estatísticas nacionais. É a favela no mapa do Brasil e do IBGE, Diz, Renato Meirelles, fundador do Data Favela e co-idealizador do movimento Favela no Mapa.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade