Por Luara Lua Pereira de Marinis
Eles abandonaram seus empregos e o conforto dos seus lares para se aventurar pelo mundo. Estes casais inspiradores escolheram um estilo de vida nada comum: viajar sem dia certo para voltar. Independente do país onde chegam, a pergunta que mais ouvem é sempre a mesma: como vocês conseguiram fazer isso? E o dinheiro? E a saudade da família?
Kelly Cueto e Max Blumenthal, de San Diego, Califórnia, entregaram o apartamento onde moravam, venderam alguns de seus pertences e pediram demissão dos seus empregos com imóveis comerciais para viajar por um ano. Desempregados, sem lar e mais felizes do que nunca o casal começou a aventura em janeiro de 2018. No início, aproveitaram alguns roteiros pelos Estados Unidos e, em fevereiro, iniciaram a jornada internacional.
Desde então Cueto e Blumenthal cruzaram a Índia, escalaram montanhas na África do Sul, atravessaram as ilhas da Indonésia, percorreram a Grande Muralha da China, viram a florada das cerejeiras no Japão e pedalaram pelos campos agrícolas no Vietnã. Em agosto do ano passado o casal fez uma pausa para rever a família e os amigos, mas já com o próximo destino traçado. Eles ainda não decidiram quando terão novamente um endereço permanente. As aventuras do casal podem ser acompanhadas no site The Avontuur.
Mudar o estilo de vida, abrir mão do conforto ou largar o melhor trabalho do mundo pode ser uma oportunidade única na vida. A professora Tara Bouis e seu marido Sasha, um programador de computador em Wall Street, deixaram suas vidas ocupadas para trás para navegar pelo Caribe. Em 2014, o casal americano comprou um barco e incluiu no projeto de reforma uma cozinha flutuante de nível comercial. Uniram a aventura das viagens a um negócio de restaurante flutuante.
Eles têm até um forno de pizza forrado com tijolos a bordo! Você pode fazer pedidos de pizzas gourmet e recebê-las em sua embarcação ou ir buscá-las com seu próprio bote ou até nadando, como já aconteceu, basta estar nas proximidades da PiZZA Pi. A pizzaria está na lista dos melhores restaurantes da ilha de St. Thomas, de acordo com o TripAdvisor.
Muitos casais brasileiros também se aventuram em viagens sem previsão de voltar. Alguns decontentes com a rotina, outros pelo puro desejo de conhecer novas culturas, fato é que não faltam histórias do gênero nas redes sociais e nos Blogs de viagem do país.
Dentre estas, está a do casal Sarah Moreira e Renato Matiolli que, em 2014, trocaram seus empregos no universo corporativo do Rio de Janeiro para viver a bordo do veleiro “Sail Ipanema” navegando pelo mundo. A única companhia que não dispensaram foi a do bull terrier Feijão. Eles perceberam que poderiam realizar esse projeto durante uma viagem na embarcação de um casal croata, que vivia exatamente como eles sonhavam.
Sarah e Renato financiam suas viagens recebendo hóspedes no barco. O casal e o mascote iniciaram a aventura na Europa, atravessaram o Atlântico, ancoraram em diversas ilhas do Caribe, exploraram Galápagos e fizeram a travessia pelo Pacífico, rumo à Polinésia Francesa. A jornada do trio pelos mares do mundo pode ser acompanhada nas redes sociais do ‘Sail Ipanema’. Atualmente eles estão navegando pelas ilhas da Polinésia.