Hoje em dia encontrar um emprego não é uma tarefa tão simples como parecia se mostrar antigamente. As empresas hoje se valem de agências de empregos, Heahunters (recrutadores) terceirizados, que por vezes afastam profissionais de suas vagas.
A empresa terceirizada pode oferecer sempre um serviço remunerado, e em alguns casos, um cadastro gratuito. Então ela pode eliminar um candidato de maior potencial em favor de alguém que se dispõe a pagar pelo serviço.
Basta ter um contato com recrutadores das empresas para verificar a dificuldade de encontrar bons candidatos que preencham os requisitos básicos para preencher as suas vagas. Com a crise, a procura das empresas são para pessoas que podem se dedicar mais com um salário menor.
Outra dificuldade está relacionada com o nível dos candidatos. Com o investimento cada vez menor no Brasil em educação, e com a deficiência encontrada nos cursos técnicos, a procura tem sido cada vez mais difícil.
Outra realidade dura é você perceber a mentira no currículo dos candidatos. As mais comuns estão ligadas a fluência em idiomas, cursos realizados, formação (graduação e pós), Competências, motivos da saída, último salário. É fundamental para evitar desgaste e situações constrangedoras, que o candidato não tente enganar supervalorizando suas competências ou mesmo mentido sobre realização de cursos, sobretudo de informática.
Não se esqueça que cada vaga é diferente. Leia atentamente a descrição do que a empresa quer e o que ela espera do seu candidato, ressalte esses pontos em seu currículo, se realmente os tiver e adapte sempre seu currículo a vaga pretendida. Para cada vaga, ressalte aquilo que o empregador está precisando.
Quando localizar uma vaga que lhe interessar, procure ver há quanto tempo está disponível, para qual empresa e as condições gerais da vaga
Caso precise de uma consultoria, entre em contato.