Pesquisar
Close this search box.

» Post

Há espaço para o torcedor do povo em estádios?

Resultado de imagem para jogo da seleção torcida

Resultado de imagem para jogo da seleção torcida celular

A elitização do futebol brasileiro acabou de fato com o torcedor que sempre geriu os times na sua história, o torcedor da geral e arquibancada. Pagando 10, 20 Reais por jogo ele sempre comparecia em qualquer circunstância, contribuindo para o seu time.

Quando questiono sobre o assunto, muitos me falam que é o progresso das arenas, que “infelizmente” com o custo dos novos estádios não existem formas para o ingresso ser barato, que apenas o sócio torcedor pode fazer isso.

Os próprios clubes apregoam isso para os seus fãs. Alexandre Kalil e Paulo Nobre, ex-presidentes do Atlético-MG e Palmeiras, respectivamente, foram categóricos com um pensamento uníssono de que o futebol não é para o povo e sim para quem tem dinheiro, pois o mercado exige o lucro, as receitas.

Existem exemplos vitoriosos como a Academia do Povo, no Internacional de Porto Alegre, que conseguiu dois mil lugares com ingressos a 10 Reais. Ou ainda o América-MG que tem setores populares, onde o ingresso varia de 5 a 20 Reais, além de vários times do Nordeste nessa mesma metodologia.

Na capital paulista um time que sempre teve um ar de “elitista” mudou a sua visão. O São Paulo está lotando em praticamente todos os seus jogos no Morumbi com setores aonde o valor chega a 20 Reais, uma atitude que foi pensada por muito tempo após perceberem uma coisa que, para mim, é meio óbvia: de que “ganhos esportivos + ganhos financeiros” podem encontrar um equilíbrio favorável.

Não tenho a menor dúvida de que sempre há espaço para os torcedores de setores populares em estádios, arenas ou adjacências. Basta apenas ter vontade e querer, de fato, que isso aconteça. E não acho errado pensar na sua receita, mas é vital que também se pense em angariar mais adeptos para conquistar esse lucro.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade